MUNDO
Reino Unido: 2 candidatos são eliminados e 6 avançam à 2ª rodada da eleição para primeiro-ministro
Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]
Publicado em 14/07/2022 às 10:05

Até o momento, Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças britânico, lidera a corrida à cadeira de chefe do governo britânico renunciada por Boris Jhonson na semana passada.
Nessa quarta-feira (13) aconteceu a votação do primeiro turno para o sucessor do premiê britânico, Boris Jhonson, após ele renunciar ao cargo na última quinta-feira (7).
De acordo com a Reuters, o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak foi o mais votado.
Sunak liderou a votação com 88 votos, seguido pela ministra do Comércio, Penny Mordaunt, com 67, e da secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, com 50. Seguindo a contagem, o legislador Kemi Badenoch recebeu 40 votos, Tom Tugendhat recebeu 37 e Suella Braverman, 32.
O ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e o ex-ministro Jeremy Hunt foram eliminados por não conseguirem total de votos para a segunda rodada.
Uma pesquisa do YouGov, citada pelo The Independent, mostrou que Mordaunt é a favorita entre os membros conservadores. Segundo a mídia, essa foi a segunda pesquisa em 24 horas que a ministra no primeiro lugar.
Também nessa quarta (13), Boris Johnson disse que está "orgulhoso" de sua liderança, enquanto enfrenta pedidos para deixar Downing Street antes da data prevista de partida de 6 de setembro.
O primeiro-ministro disse que deixará o posto de "cabeça erguida". (com agência Sputnik Brasil)