Chefe do Executivo da UE visitará Kiev nesta semana

Ursula von der Leyen deve se encontrar com Volodymyr Zelensky

Foto: Robert Perry/Ansa
Credit...Foto: Robert Perry/Ansa

Dois dos principais representantes da União Europeia visitarão Kiev nesta semana para se reunir pessoalmente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

A missão será capitaneada por Ursula von der Leyen, mandatária da Comissão Europeia (poder Executivo da UE), e Josep Borrell, alto representante do bloco para Política Externa.

Segundo um porta-voz de Von der Leyen, o encontro ocorrerá antes do evento "Stand up for Ukraine" ("Levante-se pela Ucrânia", em tradução literal), marcado para o próximo sábado (9) em Varsóvia, na Polônia, e cujo objetivo é arrecadar fundos para ajudar os afetados pela guerra.

Essa será a segunda missão de membros do alto escalão das instituições da UE em Kiev desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. No último dia 1º de abril, a presidente do Europarlamento, Roberta Metsola, visitou a capital ucraniana e também se reuniu com Zelensky e outras lideranças políticas.

As missões da UE na Ucrânia acontecem após a Rússia ter reduzido suas ações militares na região de Kiev para concentrar os esforços nos frontes oriental e meridional.

Essa movimentação permitiu a retomada do controle de cidades nos arredores da capital, como Irpin e Bucha, e a descoberta de inúmeros indícios de crimes de guerra contra a população civil nas áreas que estavam sob ocupação russa. (com agência Ansa)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais