MUNDO

Putin é expulso da Federação Internacional de Judô

Mandatário tinha um dos cargos mais altos da entidade

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 07/03/2022 às 11:36

Alterado em 07/03/2022 às 11:36

Putin é apaixonado pelo esporte. Na foto, o presidente russo participa de uma sessão de treinamento com a equipe nacional russa de judô no centro de treinamento e esporte Yug-Sport, no resort do Mar Negro de Sochi, Rússia; 14 de fevereiro de 2019 (arquivo) Foto: Epa/Michael Klimentyev/Sputnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o oligarca Arkady Rotenberg foram expulsos de todos os seus cargos na Federação Internacional de Judô (IJF) em função da guerra na Ucrânia.

Apaixonado pelo esporte, o mandatário russo tinha um dos mais altos reconhecimentos da modalidade, sendo um 8º dan. Em fevereiro, a entidade suspendeu Putin como um de seus presidentes honorários.

Em seu comunicado, a IJF não mencionou em nenhum momento a guerra na Ucrânia. A federação também decidiu expulsar o bilionário russo Rotenberg, que era gerente de desenvolvimento da entidade desde 2013.

A federação é apenas a última, em ordem cronológica, a privar Putin de títulos esportivos honorários desde o início da invasão russa à Ucrânia.

No momento, russos e bielorrussos ainda estão autorizados a disputar torneios internacionais de judô, mas como atletas neutros. A entidade também cancelou a realização do Grand Slam de Kazan, na Rússia. (com agência Ansa)

Tags: