MUNDO

Navalny pede para que russos protestem diariamente contra guerra

Opositor destacou que Vladimir Putin 'não é a Rússia'

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 02/03/2022 às 10:10

Alterado em 02/03/2022 às 10:10

Navalny está preso desde 26 de fevereiro em uma colônia penal Foto: Yuri Kochetkov/Ansa

O opositor russo Alexei Navalny, atualmente detido em uma prisão, pediu aos seus compatriotas que organizem protestos diários contra a invasão da Ucrânia, segundo informou nesta quarta-feira (2) sua porta-voz, Kira Yarmysh.

"Navalny pediu para que as pessoas saiam e protestem contra a guerra todos os dias às 19h e nos fins de semana às 14h nas principais praças de suas cidades, onde quer que estejam", escreveu sua representante.

O principal opositor do governo russo também comentou que o presidente do país, Vladimir Putin, "não é a Rússia" e destacou que quase sete mil pessoas foram detidas por protestarem contra o conflito na Ucrânia.

"Tudo tem um preço e agora, na primavera de 2022, esse preço deve ser pago por nós. Não apenas somos contra a guerra, lutamos contra ela", concluiu Navalny.

Navalny, conhecido como o mais feroz crítico de Putin, foi incluído recentemente pela Rússia na lista de "terroristas e extremistas", em mais uma investida contra as vozes críticas ao poder do Kremlin.

O opositor, que precisou ser tratado na Alemanha após sofrer uma tentativa de envenenamento em 2020 - crime que atribuiu a Putin -, cumpre uma sentença de quase dois anos e meio de prisão por uma acusação controversa de fraude. (com agência Ansa)

Tags: