MUNDO

Ataque cibernético a postos de gasolina no Irã bloqueia distribuição de combustível

Ataques foram nesta terça, diz a mídia estatal

Por JORNAL DO BRASIL

Publicado em 26/10/2021 às 11:12

Alterado em 26/10/2021 às 11:12

. Foto: Reuters / Kacper Pempel

No início do dia, relatos sugeriram que os postos de gasolina em toda a República Islâmica estariam com falhas em seu funcionamento. Ao mesmo tempo, os sistemas informáticos hackeados estariam exibindo a pergunta "onde está a gasolina?", dirigida ao líder supremo iraniano, aiatolá Khamenei.

"O Conselho Supremo de Segurança Nacional confirmou que houve um ataque cibernético contra o sistema informático de distribuição de combustível [...] Os especialistas técnicos estão resolvendo o problema, o processo de reabastecimento voltará ao normal em breve", informou a televisão estatal.

Internautas compartilharam imagens nas redes sociais mostrando as longas filas formadas perto dos postos de combustível, com os cidadãos tentando sua sorte em reabastecer seus veículos.

[26 de outubro - Shiraz, centro-sul do Irã

Imagens de uma longa fila para um posto de gasolina]

Até agora, nenhum grupo se responsabilizou pelo ataque cibernético em causa. Entretanto, a televisão estatal iraniana declarou que altos funcionários do Ministério do Petróleo tiveram uma "reunião de emergência" para resolver os assuntos técnicos.

[Relatos indicam ocorrência de um ataque cibernético que atingiu a "rede inteligente de distribuição de combustível" do Irã, levando ao fechamento de postos de gasolina por todo o país.

No início do dia [26], relatos indicavam falhas nos postos de gasolina em todo o Irã. Este homem em Isfahan mostra um posto de gasolina que não está funcionando.]

Este incidente acontece quase dois anos após protestos generalizados terem atingido o país devido a um grande aumento no preço dos combustíveis. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: