MUNDO

Índia e EUA afirmam que lutarão juntos contra grupos terroristas

.

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 25/09/2021 às 12:49

Alterado em 25/09/2021 às 12:51

Presidente dos EUA, Joe Biden, em encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na Casa Branca Foto: Reuters / Evelyn Hockstein

Índia e EUA lutarão contra o terrorismo e tomarão medidas coordenadas contra todos os grupos terroristas, segundo o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente norte-americano, Joe Biden.

O primeiro encontro entre os dois líderes ocorreu nessa sexta (24), na Casa Branca. Durante o encontro, eles discutiram como Nova Déli e Washington ampliarão a cooperação em diversas áreas e trabalharão unidos para abordar problemas importantes, como a covid-19 e as mudanças climáticas.

"Os líderes reafirmaram que os EUA e a Índia se uniram na luta conjunta contra o terrorismo mundial, tomaram medidas coordenadas contra todos os grupos terroristas", revelou o Ministério das Relações Exteriores da Índia.

Modi e Biden condenaram o terrorismo internacional e pediram que os responsáveis dos ataques contra Mumbai (Bombaim) fossem levados aos tribunais.

Segundo o comunicado, ambos "condenaram qualquer uso de intermediários terroristas e destacaram a importância de parar qualquer apoio logístico, financeiro ou militar de grupos terroristas que possam ser usados para cometer ou planejar ataques".

Os líderes observaram que "o próximo grupo de trabalho conjunto dos EUA e da Índia contra o terrorismo [...] e o diálogo renovado sobre a segurança interna contribuirão para fortalecer ainda mais a cooperação antiterrorista [...] em particular, nas áreas de intercâmbio de dados de inteligência e de cooperação policial".

O comunicado ressalta que Biden confirmou que os EUA apoiam a Índia, bem como outros países, como membro permanente em um Conselho de Segurança da ONU renovado, e que ele respalda o ingresso da Índia no grupo de fornecedores de materiais nucleares.(com agência Sputnik Brasil)

Tags: