MUNDO

G7 firma compromisso para criar mecanismo contra desinformação

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 06/05/2021 às 09:42

Alterado em 06/05/2021 às 09:43

Reunião ocorreu presencialmente em Londres nesta quarta (foto: EPA) Foto: Hollie Adams/Epa

Os ministros das Relações Exteriores do G7, grupo das sete maiores economias do mundo, formalizaram nessa quarta-feira (5) o compromisso para a criação de um mecanismo de resposta rápida para conter a propaganda e desinformação.

A decisão foi anunciada pelo chanceler britânico, Dominic Raab, após reunião em Londres, realizada de forma presencial pela primeira vez em dois anos.

O acordo prevê a implementação de um mecanismo coordenado entre as democracias ocidentais e "sociedades abertas" contra "atividades estrangeiras maliciosas" de desinformação e "desestabilização das instituições democráticas" e seus processos eleitorais realizados online ou não.

O documento não menciona a Rússia ou a China - países citados em diversas declarações verbais principalmente durante as referências a casos recentes específicos de disseminação de "desinformação sobre vacinas".

No entanto, ontem, Raab já havia dito que o Reino Unido estava "fazendo o G7 entrar em acordo a respeito de um mecanismo rápido de refutação" para conter a desinformação russa, chinesa ou de todo o mundo.

Segundo as autoridades britânicas, norte-americanas e europeias, a Rússia e a China estão tentando compartilhar a desconfiança em todo o Ocidente, seja espalhando desinformação sobre eleições ou propagando mentiras sobre as vacinas contra a Covid-19.

Durante a reunião desta quarta, os ministros também fizeram duras críticas à Rússia por sua "atitude irresponsável" na Ucrânia e apelos à China para "respeitar os direitos humanos".

Além disso, os chanceleres de Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão fizeram um apelo para o Irã libertar seis cidadãos presos de forma "arbitrária".(com agência Ansa)