MUNDO

Medo de covid na reunião do G7 após delegados indianos testarem positivo

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 05/05/2021 às 11:58

O secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Dominic Raab, chega em um encontro de ministros das Relações Exteriores do G7 em Lancaster House, em Londres (arquivo) Reuters / Hannah McKay / Pool

O encontro do Grupo dos Sete Ministros das Relações Exteriores em Londres foi atingido por um susto do covid-19 nesta quarta-feira, quando o ministro das Relações Exteriores da Índia e toda sua equipe disseram que estavam se isolando depois que dois membros da delegação testaram positivo.

A Grã-Bretanha está hospedando a reunião de três dias - o primeiro evento do G7 em dois anos - que foi fortemente anunciada como uma chance de reiniciar a diplomacia face a face e uma oportunidade para o Ocidente mostrar uma frente unida contra as ameaças da China e Rússia.

A Índia, que está passando pelo pior aumento mundial de casos covid-19, está participando do G7 como convidada e deve participar de reuniões durante toda esta quarta-feira.

"Fui informado ontem à noite sobre a exposição a possíveis casos positivos da Covid", disse o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, no Twitter. "Como medida de cautela e também por consideração aos outros, decidi conduzir meus compromissos no modo virtual. Esse será o caso com a Reunião do G7 hoje também."

A reunião é a precursora da cúpula principal do G7, que acontecerá em um resort rural inglês em junho, com a presença do presidente dos Estados Unidos Joe Biden e outros líderes mundiais.

Um oficial britânico confirmou os dois testes positivos e disse que toda a delegação indiana estava se isolando. As regras britânicas exigem um período de autoisolamento de 10 dias.

A delegação indiana ainda não compareceu ao local principal da cúpula, em Lancaster House, e portanto as reuniões programadas para esta quarta-feira ocorreram conforme planejado.

Questionado se, à luz dos testes positivos, foi um erro realizar a cúpula pessoalmente, o primeiro-ministro Boris Johnson disse: "Acho que é muito importante tentar continuar o máximo de negócios possível como governo".

Johnson disse que falaria com Jaishankar pelo Zoom - site de reuniões virtuais.

O ministro britânico das Relações Exteriores, Dominic Raab, foi visto cumprimentando e batendo os punhos em outros membros do G7 quando eles chegaram ao local.

"Lamentamos profundamente que Jaishankar não possa comparecer à reunião pessoalmente", disse um diplomata sênior do Reino Unido. "É exatamente por isso que implementamos protocolos covid estritos e testes diários."

Na terça-feira, fotos de dentro do grande local da conferência, Lancaster House, mostraram a realidade da diplomacia na era do coronavírus - delegados separados por telas de plástico.

Jaishankar foi fotografado se reunindo com o ministro do Interior britânico, Priti Patel, nessa terça-feira, embora Patel não tivesse que se isolar porque a reunião foi realizada de acordo com as regras existentes. Ambos usavam máscaras na fotografia.

A Índia não é membro do G7, mas foi convidada pela Grã-Bretanha para a cúpula desta semana, juntamente com Austrália, África do Sul e Coréia do Sul.

O Alto Comissariado indiano em Londres não respondeu aos pedidos de comentários a esta reportagem.(com Agência Reuters)