Venezuela enviará mais oxigênio ao Brasil para tratamento de covid-19, diz Maduro

.

Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS
Credit...Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS

A Venezuela enviará mais remessas de oxigênio para ajudar o Brasil a tratar pacientes com covid-19, disse o presidente Nicolas Maduro nessa terça-feira, após enviar um comboio de caminhões com oxigênio para a cidade amazônica de Manaus no mês passado.

Maduro, um socialista, tem uma relação tensa com brasileiros do governo.

O presidente Jair Bolsonaro disse em janeiro que o oxigênio venezuelano era bem-vindo, mas que Maduro deveria se concentrar em ajudar os venezuelanos.

Maduro disse nessa terça-feira que três caminhões carregam o oxigênio produzido pela estatal venezuelana Sidor. Dois seriam destinados ao norte do estado do Amazonas, enquanto um iria para o estado de Roraima.

“Tudo é possível quando há solidariedade, fraternidade, paz e amor entre os povos e, neste caso, entre os povos do Brasil e da Venezuela”, disse Maduro.

Ele acrescentou que novos embarques podem chegar “de vez em quando” ou semanalmente, de acordo com as necessidades do Brasil.

O surto na região amazônica do Brasil foi particularmente severo. Médicos de hospitais lotados na capital do estado, Manaus, disseram que pacientes tiveram que dividir cilindros e que alguns morreram por falta de oxigênio.

O Brasil relatou cerca de 9,2 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, o terceiro maior número de mortes no mundo. Cerca de 225.099 brasileiros morreram da doença, a maior quantidade de qualquer outro país que não os Estados Unidos.(com agência Reuters)