MUNDO

Venezuela inicia patrulhamento da costa atlântica em meio à disputa territorial com Guiana

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 22/01/2021 às 11:06

Alterado em 22/01/2021 às 11:06

Navios da marinha venezuelana Foto: AP Photo / Leslie Mazoch

Entre os entraves territoriais com a Guiana, o Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (CEOFANB) da Venezuela anunciou nessa quinta-feira (21) que está realizando "ações de patrulhamento" para assegurar a defesa da costa atlântica.

De acordo com a entidade militar, as operações de "constante monitoramento" são conduzidas junto à Marinha da Venezuela e buscam sobretudo "garantir a defesa e soberania" do país perante qualquer ameaça.

Por ordem do nosso [presidente] Nicolás Maduro a CEOFANB por meio da Marinha da Venezuela executa ações de patrulhamento de forma coordenada e planejada, mantendo o constante monitoramento para garantir a defesa e soberania da nossa costa atlântica.

Por sua vez, o ministro da Defesa do país, Vladimir Padrino López, destacou o trabalho da Marinha ao patrulhar "os indiscutíveis espaços jurisdicionais" da Venezuela.

No dia 7 de janeiro, Nicolás Maduro, assinou um decreto que estabelece a formação de um novo território marítimo na costa atlântica a fim de proteger os territórios do país pela disputa territorial que mantém com a Guiana por Essequibo.

Recentemente, tropas dos EUA realizaram exercícios militares com a Guiana perto da fronteira venezuelana. (com agência Sputnik Brasil)