Jornal do Brasil

Internacional

Irã 'aumentará capacidades defensivas' em mísseis, diz Rohani

Jornal do Brasil

O Irã aumentará pouco a pouco suas "capacidades defensivas" - declarou neste sábado (22) o presidente iraniano, Hassan Rohani, referindo-se aos mísseis em desenvolvimento por seu país e que preocupam as nações ocidentais.

"Não reduziremos nunca nossas capacidades defensivas [...], vamos aumentá-las dia após dia", declarou Rohani, ao presidir um desfile militar.

"O fato de que se incomodem com nossos mísseis demonstra que essas são nossas armas mais eficazes", disse o presidente iraniano, acrescentando que, "graças ao que disseram, agora conhecemos o valor dos nossos mísseis".

Rohani deu essas declarações durante o Dia Nacional das Forças Armadas iranianas que, todo o 22 de setembro, comemora o início, por parte de Bagdá, da guerra Irã-Iraque (1980-1988).

Em seu discurso, Rohani fez uma comparação entre a situação daquela época e a conjuntura atual, entre o então ditador iraquiano Saddam Hussein e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Assim como Saddam rompeu o acordo de 1975 que delimitava parte da fronteira entre Irã e Iraque para ir à guerra contra a República Islâmica, Trump denunciou unilateralmente o acordo internacional sobre o tema nuclear iraniano de 2015 para lançar uma "guerra psicológica" contra o Irã, afirmou Rohani, neste sábado.

kas-mj/vl/pb/tt



Recomendadas para você