Jornal do Brasil

Internacional

EUA espera avanço 'significativo' para desnuclearização em cúpula das Coreias

Jornal do Brasil

Os Estados Unidos esperam que a cúpula das duas Coreias em Pyongyang alcance "um passo significativo e verificável em direção à desnuclearização da Coreia do Norte", declarou nesta terça-feira (18) a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

Ao destacar que se trata do terceiro encontro entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e Kim Jong Un, Nauert disse que é "uma oportunidade histórica" para o dirigente norte-coreano de "cumprir o compromisso" assumido na cúpula com o presidente americano, Donald Trump, em Singapura.

Na cúpula histórica em Singapura em 12 de junho, Kim reiterou ao presidente dos Estados Unidos seu compromisso para avançar até a "desnuclearização completa da península coreana".

Termos e prazos foram deixados para negociações posteriores entre norte-coreanos e americanos, que parecem estagnadas, e que o governo da Coreia do Sul espera retomar durante a cúpula que dura até quinta-feira.

Quando questionado sobre o possível progresso de Kim Jong Un e Moon Jae-in para formular uma declaração conjunta, que poderia formalmente acabar com a Guerra da Coreia, que terminou em 1953 com um armistício, a porta-voz da diplomacia americana se recusou a dizer se Washington poderia participar de um eventual acordo e sob quais condições.

"Continuaremos nossas consultas de perto, cuidadosa e regularmente, com os sul-coreanos durante suas reuniões na Coreia do Norte", disse.

 

fff/elm/rsr/gm/ll/ll



Recomendadas para você