O acidente vascular cerebral (AVC) do técnico cruzmaltino Ricardo Gomes fez muita gente lembrar de Telê Santana. Um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro, Telê abandonou a carreira após um AVC em 1996, quando dirigia o Palmeiras. Na ocasião, ele tentou retomar a profissão, mas foi impedido pela família.
A diferença entre os episódios é que o AVC de Ricardo Gomes foi hemorrágico, no qual um vaso se rompe no cérebro e, em geral, é mais grave. Já Telê abandonou a carreira após um AVC isquêmico, que acontece quando uma artéria do cérebro é obstruída.
Após a aposentadoria, a saúde de Telê Santana piorou rapidamente. Mesmo assim, ele insistia que tinha capacidade de voltar ao futebol. Em 1997, ele chegou a tentar retomar a carreira de treinador no Palmeiras, mas problemas relativos ao seu AVC o impediram de reassumir o cargo.
Bicampeão da Libertadores e do Mundial Interclubes como técnico do São Paulo, clube pelo qual mais se destacou, ele também dirigiu a seleção brasileira em duas oportunidades.
Coincidentemente, tanto Telê quanto Ricardo Gomes defenderam o Fluminense enquanto jogadores e treinaram o São Paulo.