ASSINE
search button

Corrupção na Fifa: Ricardo Teixeira vai processar dirigente inglês

Compartilhar

 

O presidente da Confederação Brasileira do Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, divulgou um comunicado no fim da tarde desta terça-feira dizendo que irá processar o ex-presidente da Federação Inglesa David Triesman, que citou o nome do dirigente brasileiro em um caso de corrupção envolvendo a candidatura da Inglaterra à sede da Copa de 2018.

 

Triesman, que também é ex-diretor da campanha inglesa à sede do mundial de futebol, afirmou que recebeu pedidos de suborno de dirigentes em troca de votos para a candidatura inglesa. Ao mencionar Ricardo Teixeira, ele disse ter se encontrado com o então colega brasileiro durante um amistoso entre Inglaterra e Brasil, disputado em Doha.

 

Ainda segundo Triesman, depois de contar a Teixeira que estava feliz por ter ouvido coisas positivas sobre a candidatura inglesa do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o dirigente da CBF teria respondido: "Lula não é nada, venha aqui e me diga o que você tem para mim".

Segundo o comunicado publicado no site da CBF, "o pedido de voto da candidatura inglesa ao presidente Ricardo Teixeira foi feito no dia 26 de abril de 2010, em encontro que aconteceu na sede da CBF e foi noticiado no site da entidade, conforme matéria que será reproduzida no final".

O texo diz qinda que, "do encontro, representando o Comitê de Candidatura da Inglaterra 2018/2022, participaram o presidente internacional David Dein, o diretor-executivo Andy Anson e a diretora internacional Lucia Sanchez, acompanhados do gerente de Relações Públicas da Federação Inglesa de Futebol (FA), Joseph Oakeshott".

A CBF diz que  David Triesman não participou da reunião, mas não faz menção ao suposto encontro em Doha, narrado pelo inglês.

"Vale ressaltar que o voto do presidente Ricardo Teixeira, e de todas as confederações da América do Sul, foi declarado com antecedência na candidatura da Espanha/Portugal, o que foi amplamente noticiado na imprensa à época", segue o comunicado da CBF.

"Em virtude desses fatos, o presidente da CBF já está tomando as medidas judiciais cabíveis, com processo contra o senhor David Triesman, pelas absurdas declarações, que na verdade tentam esconder o seu fracasso na condução da candidatura da Inglaterra, já que só obteve um voto, além daquele, logicamente, dado por ela mesma", conclui o comunicado.

Leia a matéria na qual David Triesman faz insinuações sobre Teixeira e acusa outros dirigentes:

>> Ricardo Teixeira é citado em escândalo de corrupção na Fifa

No site da CBF, a entidade disponibiliza a matéria publicada em 26 de abril de 2010, narrando o encontro de Teixeira com os dirigentes do Comitê de Candidatura da Inglaterra.

Com agências