Ronaldo perde 55% de jogos do Corinthians devido a lesões e excesso de peso

SÃO PAULO - Ao chegar no Corinthians, Ronaldo carregava uma grande dúvida consigo: poderia realmente jogar com regularidade? Após pouco mais de dois anos, ele se despede nesta segunda-feira tendo participado de 45% dos jogos da equipe ao longo de sua marcante passagem pelo Parque São Jorge.

Incontáveis lesões musculares, uma grave fratura na mão e dificuldade em administrar o próprio peso ajudam a explicar por que Ronaldo, no fim das contas, ficou mais partidas ausente que em campo. Ao todo, ele realmente não jogou por contusão em 60 partidas, e acabou poupado em 18 ocasiões.

Nos últimos tempos, as dificuldades físicas de Ronaldo só aumentavam. Na reta final do Campeonato Brasileiro, ele deixou a equipe na mão, contra o Vitória, em jogo vital para as pretensões de título. Os problemas reapareceram na pré-temporada, em Itu: em uma semana, o atacante só treinou 20 minutos com bola.

Mesmo assim, Ronaldo foi colocado em campo contra a Portuguesa, primeiro compromisso da temporada. Irreconhecível, jogou mal, o que se repetiria contra o Noroeste e também nos confrontos fatídicos com o Tolima, pela Copa Libertadores. Em menos de um mês, ele também sentiu lesão no músculo adutor da coxa, e já teve sua primeira lesão. Foi quando realmente decidiu pela aposentadoria.

 

Números do Corinthians e de Ronaldo:

2011
Jogos do Corinthians: 9
Jogos com Ronaldo em campo: 4 (44%)
Gols de Ronaldo: nenhum
Jogos com Ronaldo machucado: 3
Jogos com Ronaldo poupado: 2

2010
Jogos do Corinthians: 68
Jogos com Ronaldo em campo: 27 (39%)
Gols de Ronaldo: 12
Jogos com Ronaldo machucado: 32
Jogos com Ronaldo poupado: 9

2009
Jogos do Corinthians: 72
Jogos com Ronaldo em campo: 37 (51%)
Gols de Ronaldo: 22
Jogos com Ronaldo machucado: 25
Jogos com Ronaldo poupado: 8
Jogo com Ronaldo suspenso: 1