Bellucci sobe no ranking da ATP

SÃO PAULO - Apesar da derrota no torneio Aberto da Costa do Sauípe, ainda nas quartas de final, na última semana, nem tudo foram lamentações para Thomaz Bellucci. Considerado decepcionante, o desempenho do brasileiro rendeu o ganho de uma posição em relação à contagem da última segunda-feira do ranking mundial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), e passou a ser o 36º colocado do mundo.

Bellucci caiu ante o argentino Juan Ignacio Chela na noite de quinta-feira e, ainda que tenha sido ultrapassado pelo rival - atingiu a 35ª colocação, quatro a mais em relação à última semana - não perdeu pontos referentes ao torneio de 2010, quando também caiu nas quartas de final.

Bellucci foi beneficiado pelas quedas do alemão Florian Mayer, que perdeu três posições e ficou na 38ª colocação, e do russo Nikolay Davydenko, que não para de descer a ladeira na vitoriosa carreira de ex-número 1 do mundo e está cinco degraus abaixo da última contagem, na 39ª colocação.

A maior ascensão do Top 20 foi a do sérvio Viktor Troicki, que ganhou cinco posições e atingiu a 19ª colocação - anteriormente ocupada pelo argentino David Nalbandián, vigésimo. Jurgen Melzer e Mikhail Youzhny trocaram de posição mais uma vez, com o austríaco em décimo e o russo em 11º.

A principal subida, no entanto, foi mesmo do canadense Milos Raonic. Surpreendente campeão do torneio ATP 250 de San José, nos Estados Unidos, ele subiu 25 posições e atingiu a 59ª colocação, maior deslocamento do Top 100.