As estatísticas da primeira fase do Sul-Americano Sub-20 mostram que Neymar fez do que dele se esperava. O jogador da Seleção Brasileira foi quem mais driblou no torneio e quem mais sofreu faltas, além de ser o vice-líder na média de finalizações segundo números do Footsats.
Característica de seu futebol, o drible esteve presente nas três primeiras partidas de Neymar no torneio. Com uma média de dribles de 8,3 por jogo, o atacante encerrou a primeira fase muito à frente dos segundos colocados no fundamento (os colombianos Castillo e Cordona e o peruano Cueva, todos com seis).
Como consequência de sua insistência no drible, Neymar também é o jogador que mais sofreu faltas da competição. Foram 21 ao todo, o que dá uma média de sete por jogo. O colombiano Cordona levou cinco por partida.
Por outro lado, Neymar aparece com um número significativo de bolas perdidas, com 38 ao todo. Só contra o Paraguai, quando marcou quatro gols e saiu reverenciado, foram 16 lances desperdiçados pelo atacante. O santista também é o líder do Sul-Americano Sub-20 neste quesito.
Artilheiro da competição com cinco gols, Neymar não lidera a média de tentativas de finalizações. O líder é o colombiano Cordona com 5,5 por jogo, enquanto brasileiro buscou o gol adversário cinco vezes por partida.
Chama a atenção ainda que, contra Colômbia e Bolívia, quando não se destacou tanto, Neymar completou mais passes e teve uma participação mais voluntariosa.
Veja os números de Neymar na primeira fase do Sul-Americano Sub-20:
Finalizações
Paraguai - seis certas e nenhuma errada
Colômbia - uma certa e uma errada
Bolívia - quatro certas e três erradas
Passes
Paraguai - 12 certos e sete errados
Colômbia - 21 certos e três errados
Bolívia - 30 certos e três errados
Posse de bola
Paraguai - 1min12s
Colômbia - 1min8s
Bolívia - 1min30s
Bolas desperdiçadas
Paraguai - 16
Colômbia - 10
Bolívia - 12
Dribles
Paraguai - 11
Colômbia - 6
Bolívia - 8
Faltas cometidas
Paraguai - 3
Colômbia - 0
Bolívia - 1
Faltas recebidas
Paraguai - 7
Colômbia - 8
Bolívia - 6