ASSINE
search button

Agora bicampeão brasileiro, Botafogo comemora unificação de títulos

Compartilhar

O Botafogo comemorou a oficialização dos títulos brasileiros pela Confederação Brasileira de Futebol. Agora o clube é definitivamente bicampeão brasileiro, com a anexação da Taça Brasil conquistada em 1968, com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1995.

Com o anúncio da CBF,  foi realizada uma cerimônia na qual o presidente do clube Mauricio Assumpção e o vice Antônio Carlos Mantuano compareceram.

Ricardo Teixeira, presidente da entidade máxima do futebol brasileiro explicou a sua decisão de unificar os títulos. "Fui procurado com uma vasta documentação em que os clubes pediam o reconhecimento dos campeonatos de 1959 a 1970. A CBF está tomando uma decisão histórica na medida que reconhece um passado de ouro do futebol brasileiro. Como presidente da CBF, tenho o orgulho de parabenizar os jogadores e torcedores de Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Bahia e Cruzeiro pelas conquistas ", disse.

Para o Botafogo, o reconhecimento do título da Taça Brasil de 1968 premia uma geração de ouro do clube, que encantou o país e o mundo na década de 60. Neste período, o Glorioso foi bicampeão carioca duas vezes (em 1961 e 1962 e em 1967 e 1968), conquistou três vezes o Rio-São Paulo (1962, 1964 e 1966), sem contar os diversos títulos em excursões internacionais.

Além disso, o Botafogo foi base da Seleção Brasileira em seus anos dourados, com a conquista de três Copas do Mundo em quatro disputadas. Nilton Santos, Garrincha e Didi (1958 e 1962), Amarildo e Zagallo (1962), Jairzinho, Paulo Cézar Caju e Roberto Miranda (1970) eram jogadores do clube nestes títulos. Fora eles, Paulinho Valentim, Quarentinha, Manga, Gerson (também campeão do mundo), Rildo, Sebastião Leônidas, Carlos Roberto, Waltencir e Nei Conceição, entre outros, também serviram à Seleção no período.

Em comunicado o Botafogo parabenizou os jogadores da conquista: "(São) os heróis da Taça Brasil de 1968, eternos ídolos do clube e, agora, campeões brasileiros oficialmente".