Roth arruma Inter com gritos, conversas e energia

ABU DHABI - Se o Inter ficar sem o título do Mundial de Clubes, não será por falta de gritos de Celso Roth. Nos treinamentos em Abu Dhabi que marcaram a preparação para a estreia contra o Mazembe, nesta terça-feira, às 14h, o técnico mostrou um estilo calcado em seu perfeccionismo na formação de um time.

Nas duas atividades abertas em que testou os titulares, era difícil que elas transcorressem sem uma interrupção a cada minuto. Dois passos para a direita ou um para a esquerda muitas vezes eram os erros detectados pelo treinador, corrigidos quantas vezes fosse necessário.

A busca pelo posicionamento perfeito vem em forma de gritos, gestos e conversas individuais. "Pressão, pressão, pressão", gritava o treinador durante grande parte da atividade que preparou uma marcação de sufoco para cima do Mazembe. A cada tentativa bem-sucedida, interjeições de satisfação. A cada erro, mais gritos e cobranças.

"Ele trabalha assim. Tem muitos anos de carreira e não tem como tirar isso dele. E ele sabe o que é melhor para a gente. Temos que acatar e fazer o melhor lá dentro", disse o lateral direito Nei, já acostumado com o estilo Roth de comandar a equipe.

O treinador tem na conversa outro método para arrumar os detalhes. Antes de toda atividade, gasta pelo menos 10 minutos em explanações sobre o que quer do time. Durante o treino, quando vê algo muito errado, para a atividade, se aproxima do jogador e exige a correção.

"Ele tem um estilo como muitos outros, muito sério para trabalhar. Quando pode brincar, pode brincar, mas ele sempre é muito sério e isso faz o treino fluir", afirmou o lateral esquerdo Kleber, um dos mais experientes do grupo.

O ritmo acelerado de Celso Roth fez com que os treinos do Internacional em Abu Dhabi transcorressem em clima de extrema seriedade. Após o coletivo, nada de descanso. Para os atacantes, meia hora de chutes a gol; para os defensores, treinos específicos de cabeceio. E para os que ainda buscam uma melhor forma física, mais corrida. E muita água para repor a perda com o suor.