Após as diversas polêmicas que vem causando no mundo do futebol, as imagens para sanar dúvidas do árbitro foram utilizadas em partida amistosa entre a Seleção Paulista e a Seleção Carioca. O primeiro uso da tecnologia foi feito após o time carioca marcar um gol supostamente irregular.
Após o lance, o técnico Vágner Macini, da Seleção Paulista, interrompeu a partida, pedindo que os árbitros analisassem a jogada. O juiz, Sálvio Spíndola, e seus assistentes reviram a imagem e após votação validaram a jogada.
Com as regras, definidas apenas para este amistoso, cada treinador tem direito de solicitar análise de imagens uma vez a cada tempo de jogo.
A outra novidade experimentada nesta partida foi o cartão azul. A punição é aplicada após o árbitro já ter penalizado o jogador com um cartão amarelo. Diferente do vermelho, o jogador que recebe o cartão azul não é expulso, apenas permanece no banco de reservas por dez minutos, e depois está liberado para voltar a campo. Em teste, o cartão também pode ser usado diretamente, sem o uso do amarelo.
Após o término do jogo, serão enviados à CBF e à Fifa um link e um relatório sobre os resultados obtidos com as inovações em campo.
A partida foi disputada na noite desta quinta-feira (09) no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano. Batizada de Copa Inovação, foi organizada pelo Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo e pela mesma instituição carioca. Cerca de cinco mil pessoas estiveram no local. O jogo terminou em 3 a 1 para a equipe paulista.