LONDRES - A acirrada disputa entre os pilotos da Red Bull pelo título da temporada de Fórmula 1 levou um jornal inglês a comparar esta briga com aquelas protagonizadas por Ayrton Senna e Alain Prost em 1989 e 1990 - neste último ano, o francês já havia deixado a McLaren, mesma equipe do brasileiro, para correr pela Ferrari.
No primeiro ano, Prost ficou com o tricampeonato depois de bater seu carro no do brasileiro, o que fez com que ambos abandonassem a prova. Como estava na liderança, Prost comemorou mais um Mundial. Na temporada seguinte, no entanto, Senna se utilizou do mesmo artifício, tocou no carro do rival e tirou os dois da corrida, garantindo o bicampeonato na categoria.
Na atual edição do Mundial, Mark Webber é o líder, com 220 pontos e quatro vitórias, enquanto seu companheiro, Sebastian Vettel, tem 206, com uma corrida a menos no lugar mais alto no pódio. O Daily Mail lembrou que, caso o resultado de Suzuka se repita nas próximas duas etapas, na Coreia do Sul e no Brasil, os pilotos chegariam a Abu Dhabi, palco da última prova do ano, empatados em pontos, com vantagem para o alemão, que teria uma vitória a mais e, com isso, ficaria com o título por conta do critério de desempate.
Caso a situação de fato aconteça, o que "é muito possível", segundo a publicação, o Mundial poderia ser decidido como nas disputas entre Senna e Prost. Ou seja, Vettel ficaria com o título se fizesse com que Webber não pontuasse. Caso o australiano chegue ao circuito árabe isolado na ponta, a situação se inverteria ¿ para isso, no entanto, o espanhol Fernando Alonso não poderia chegar em terceiro nas próximas duas corridas, pois então ainda teria possibilidades matemáticas de título.
O Daily Mail lembrou que a relação entre os pilotos da Red Bull não é a melhor possível. Como exemplo, o jornal inglês citou o episódio em que os dois teriam sido vistos em um mesmo restaurante no Japão, no último final de semana, comendo sozinhos, cada um em sua mesa, além da polêmica troca de bico do carro no GP de Silverstone, quando Webber reclamou de uma suposta preferência da equipe austríaca pelo alemão.