Portal Terra
MONTEVIDÉU - Após o sucesso na Copa do Mundo, quando foi eleito o melhor jogador do torneio, o atacante Diego Forlán continua fazendo sucesso no Uruguai. Agora, a novidade foi a criação de um robô do atacante, criado por professores e alunos da Faculdade de Engenharia de Montevidéu.
Segundo o jornal espanhol As, um dos idealizadores do projeto, Gustavo Armagno, explicou à Televisão Nacional do Uruguai que Diego Forlán (nome do produto) é um robô que foi feito na própria Universidade e foi fruto de muito esforço, assim como as atuações do atleta no Mundial, de acordo com o periódico.
Armagno acrescentou que o robô do atacante foi feito para jogar na RoboCup, uma competição anual em que os androides competem em partidas de futebol. Além disso, a criação do Forlán artificial serve para dar mais visibilidade à faculdade.
Diego Forlán foi destaque na Copa do Mundo da África do Sul. O jogador levou o Uruguai às semifinais após 40 anos, e foi um dos artilheiros com cinco gols marcados. A seleção acabou na quarta colocação, perdendo para a Holanda na semifinal e para a Alemanha na decisão pelo terceiro lugar.