JB Online
ARIRI - Oito surfistas disputam neste ano o primeiro Circuito Brasileiro de Surfe Feminino na Pororoca. A competição, que passará por três estados: Maranhão, Pará e Amapá, começa neste final de semana no Rio Mearim (MA). A potiguar Krisna de Souza, campeã do Desafio Encontro das Águas, realizado no ano passado, está animada para a disputa.
-Voltar a surfar a Pororoca será como fazer uma viagem internacional com minhas amigas de trabalho. Venci o desafio no ano passado e estou muito animada para as etapas que irão acontecer- disse Krisna.
Brigitte Mayer, um das precursoras do esporte, também está ansiosa para a competição.
-Sem sombra de dúvida surfar a Pororoca foi uma das experiências mais intensas que tive nos meus 24 anos de surfe. Foi paixão a primeira vista! Esse ano, com o Circuito terei a oportunidade de conhecer outras pororocas. Será a concretização de um sonho, uma oportunidade de conhecer mais a fundo essa onda tão misteriosa e que te oferece emoções únicas - completou Brigitte, que junto com Tita Tavares, atual campeã brasileira, Marina Werneck (SC) , Gabriela, Teixeira (RJ), Suellen Naraisa (SP), Diana Cristina (PB), campeã do Circuito Petrobras em 2007, e Lorena Vieira (MA) completam o time de participantes.
A Pororoca é um fenômeno de maré que ocorre no Norte do país, em algumas épocas do ano. Em algumas regiões do Brasil, ela percorre mais de 12 quilômetros e é possível surfá-la por mais de trinta minutos.
O evento é organizado pela ABRASPO (Associação de Surfe na Pororoca), que convidou a produtora Laila Werneck, que junto com Pedro Falcão organiza Circuito Petrobras de Surfe Feminino, para liderar esse movimento pioneiro.
-Meu compromisso é com a expansão do surfe feminino, e esse convite veio ao encontro da minha vontade , declarou Laila. Onde houver ondas, em águas salgadas ou doces, eu quero ver uma menina surfando .
Criado pela ABRASPO, o Projeto Pororoca reúne um conjunto sem igual de eventos e ações. A promoção do esporte, das artes, da preservação ambiental e do conseqüente desenvolvimento turístico, através da formação de um Roteiro Integrado de Turismo entre Pará, Amapá e Maranhão são os pontos fortes do projeto.
O Circuito Brasileiro de Surfe na Pororoca e o Festival da Pororoca, compreendidos pelo Projeto Pororoca, ocorrem nestes três estados, e constituem-se numa grande oportunidade comercial, bem como para o desenvolvimento sócio-ambiental e turístico das regiões de abrangência.
Como reconhecimento da importância do Projeto Pororoca para a criação deste roteiro turístico integrado, o Ministério do Turismo aprovou-o em primeiro lugar, entre duzentos projetos de prefeituras e secretarias estaduais de turismo de todo o Brasil, firmando convênio com a ABRASPO.
Etapas do Circuito Brasileiro de Surfe Feminino na Pororoca:
03 a 07 de maio - Maranhão
17 a 22 de maio - Pará
02 a 06 de junho Amapá