JB Online
RIO - O remo brasileiro está perto de um feito inédito em sua história. Depois de conquistar todas as vagas possíveis em disputa no Pré-Olímpico Latino-Americano (Single Skiff Pesado Masculino e Feminino e Double Skiff Peso Leve Masculino e Feminino), o desafio da Confederação Brasileira de Remo (CBR) agora é atingir 100% de aproveitamento também com as guarnições para-olímpicas.
Para isso, falta apenas garantir a vaga de um barco, o Single Skiff Masculino, já que o Quatro Com Misto, o Double Skiff Misto e o Single Skiff Feminino estão garantidos em Pequim graças ao resultado no último Mundial de Remo Adaptável. Esta será a primeira edição de Jogos Para-Olímpicos com provas de remo.
O baiano Antony Bomfim é quem vai buscar a classificação na regata para-olímpica qualificatória, em Munique/ALE.
O embarque será no dia 2 de maio. Até lá, Antony treina em São Paulo, na raia da USP (manhã e tarde), ao lado dos atletas já classificados. Nove países disputarão as três vagas disponíveis na Alemanha.
- Antony tem feito bons tempos em São Paulo, numa raia considerada pesada e pouco propícia a marcas baixas - comenta o coordenador técnico da CBR, Julio Noronha.
O técnico que acompanhará o atleta será Cláudio Motta.
Além do remador da Bahia, viajam para a Alemanha também dois atletas (Elton Santana e Regiane Nunes), que serão avaliados para sua inclusão na categoria funcional de deficiência correta. Junto deles vão Roberto Nahon e Eliana Mutchnik, que farão teste para serem classificadores funcionais internacionais, o que lhes permitirá enquadrar os atletas em suas respectivas categorias.
Single Skiff Masculino (A)
Antony Bomfim (BA)
Single Skiff Feminino (A)
Claudia dos Santos (SP)
Double Skiff Misto (TA)
Josiane Dias de Lima (SC)
Elton Conceição Santana (BA)
Quatro Com Misto (LTA / dois deficientes visuais e dois deficientes físicos)
André Arthur Dutra (SC)
Luciano Pires (RJ)
Regiane Nunes Silva (SP)
Norma Maria Moura (SC)
Nilton Silva Alonço (RJ) Timoneiro
Legenda/Classificação Funcional:
A = Grupamento funcional utilizado: braço
TA = Grupamento funcional utilizado: tronco e braço
LTA = Grupamento funcional utilizado: perna, tronco e braço