ASSINE
search button

Poluição ofusca festa de contagem regressiva para Jogos na China

Compartilhar

REUTERS

PEQUIM - A poluição intrometeu-se nas celebrações desta quarta-feira para marcar a contagem regressiva de um ano para as Olimpíadas de Pequim. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, declarou que algumas provas poderão ter que ser remarcadas se a qualidade do ar não estiver em nível satisfatório.

Ele reiterou que está satisfeito com os preparativos do país, mas disse que algumas competições podem ter que ser transferidas caso os esforços dos organizadores para limpar o ar não tenham sucesso.

- É uma opção - afirmou Rogge à rede CNN.

- Não seria necessário para todos os esportes...mas definitivamente os esportes de resistência, como ciclismo, com competições de seis horas, são exemplos de categorias que podem ser adiadas.

As Olimpíadas na China comunista sofreram fortes críticas nesta semana por questões que variaram de direitos humanos, liberdade de imprensa, poluição a segurança alimentar e Tibete.

O maior evento do dia para comemorar a contagem regressiva reunirá 10 mil pessoas na Praça da Paz Celestial, onde tropas reprimiram um protesto pró-democracia em 1989, com muitas mortes.

Rogge, ao lado de líderes políticos chineses, participará do evento, em que um relógio marcará exatos 366 dias para os Jogos, às 20h08 (9h08, horário de Brasília).

O belga também estará em uma cerimônia em que mais de 200 países e regiões serão convidados formalmente para participar dos Jogos que se iniciam no dia 8 de agosto de 2008.