ASSINE
search button

Após confusão, ATP tira Blake das quartas em Las Vegas

Compartilhar

REUTERS

LAS VEGAS (EUA) - A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) reviu a decisão de classificar James Blake para as quartas-de-final do Torneio de Las Vegas, depois de ter alterado uma regra para garantir o avanço do norte-americano. O russo Evgeny Korolev, que deveria ter se classificado de acordo com as regras originais, agora tem vaga garantida entre os oito finalistas do torneio.

Precisando vencer o argentino Juan Martin del Potro com no máximo cinco games perdidos para se classificar, Blake liderava por 6-1 e 3-1 quando seu oponente abandonou com problemas respiratórios.

Entretanto, Blake foi avisado que ele não estava classificado porque a regra determina que um jogo ganho ou perdido por desistência não conta. Sua vaga seria entregue ao russo Evgeny Korolev, que bateu Blake na abertura do grupo.

Após longas discussões, porém, a ATP voltou atrás e decidiu dar a vaga a Blake, primeiro cabeça-de-chave do torneio. Mas a decisão foi novamente revertida nesta sexta-feira. Em comunicado, a ATP disse que "uma variação incorreta das regras da ATP resultaram na errônea passagem de James Blake para as quartas-de-final".

- As regras determinam que um jogo incompleto não deve contar como uma partida disputada pelo jogador que abandonou. Isso eliminou del Potro e deixou apenas Blake e Korolev empatados com uma vitória e uma derrota. Então, sob as regras da ATP, Korolev se classifica por ter vencido Blake em confronto da primeira fase - acrescenta a nota.

Korolev enfrentará nas quartas-de-final o tenista da casa Sam Querrey.