Reuters
ZURIQUE/RIO - Ronaldinho Gaúcho concorre com o zagueiro italiano Fabio Cannavaro e com o agora aposentado francês Zinedine Zidane pelo prêmio de melhor jogador do mundo em 2006, que será entregue pela Fifa numa festa de gala em Zurique, Suíça, em 18 de dezembro.
O meia-atacante do Barcelona é o atual bicampeão do principal prêmio individual do futebol e aposta suas fichas na brilhante temporada pelo clube espanhol, quando marcou 17 gols na conquista do título nacional e foi o maestro do título da Liga dos Campeões.
Os adversários do brasileiro, ao contrário, chegam à final do prêmio credenciados pelas atuações na Copa do Mundo da Alemanha, onde ambos estiveram na decisão, vencida pela Itália nos pênaltis.
O zagueiro Cannavaro, eleito na segunda-feira o melhor da Europa em 2006, foi o pilar da fortíssima defesa que garantiu aos italianos o tetracampeonato mundial, enquanto Zidane, que aposentou-se após o Mundial, orquestrou a seleção francesa na caminhada até a final, brilhando especialmente na vitória sobre o Brasil por 1 x 0 nas quartas-de-final.
O anúncio dos três primeiros colocados acontece após votação de técnicos e capitães de seleções nacionais dentre uma lista de 30 nomes escolhidos pela Fifa.
Na disputa do prêmio feminino, o Brasil é representando pela meia Marta, segunda colocada em 2005 e terceira em 2004. Este ano ela disputa com a norte-americana Kristine Lilly e a alemã Renate Lingor.
A cerimônia em Zurique premiará ainda os melhores jogadores da Copa da Alemanha, (Zidane, Cannavaro e Andrea Pirlo, na ordem), os artilheiros da competição (Miroslav Klose, Hernán Crespo e Ronaldo) e o melhor goleiro (Gianluigi Buffon)