Agência JB
RIO - Isabel Clark (snowboard), Laís Souza (ginástica artística) e Larissa (vôlei de praia), no feminino; Diego Hypólito (ginástica artística), Giba (vôlei) e Torben Grael (vela), no masculino, são os atletas que concorrem a partir desta terça-feira, ao prêmio de Melhor Atleta de 2006.
A escolha dos seis atletas foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos e personalidades do esporte, com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica. Este mesmo colégio eleitoral escolheu o melhor atleta em cada umas das 49 modalidades esportivas em 2006.
A votação que apontará o Melhor Atleta do Ano pode ser feita a partir desta terça-feira, pela Internet, por intermédio do site do COB. A votação irá até o dia 11 de dezembro.
A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico será realizada no dia 12 de dezembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A disputa pelo título de Melhor Atleta do Ano promete ser acirrada. Finalista do Prêmio Brasil Olímpico em 2005, a ginasta Laís Souza tenta mais uma vez alcançar o prêmio. Em 2006, Laís conquistou quatro medalhas em etapas da Copa do Mundo: prata no solo (Moscou), bronze na trave (e no solo (Alemanha) e bronze no salto (Moscou). No Campeonato Mundial da Dinamarca, Laís ficou em quarto lugar no salto. Outra concorrente de peso é a jogadora de vôlei de praia Larissa. Este ano, junto com Juliana, Larissa conquistou o bicampeonato do Circuito Mundial e também foi bicampeã do Circuito Brasileiro. Larissa foi eleita pela Federação Internacional de Vôlei a melhor jogadora do ano na modalidade.
A terceira atleta na disputa é a snowboarder Isabel Clark. Nos Jogos Olímpicos de Turim, em fevereiro, Isabel fez história ao terminar a prova de boarder cross em nono lugar, a melhor colocação já obtida por um atleta brasileiro em Jogos de Inverno.
No masculino, o atacante Giba também tenta conquistar em 2006 o título que lhe escapou no ano passado. Giba foi campeão da Liga Mundial e, neste momento, luta pelo bicampeonato mundial, no Japão. O ginasta Diego Hypólito é outro concorrente ao prêmio. Em 2006 ele conquistou a medalha de ouro no solo em duas etapas da Copa do Mundo (Alemanha e China), a de prata em outras duas etapas (Dinamarca e França) e a de bronze, no salto, na França. Para acirrar ainda mais a disputa, Giba e Diego terão Torben Grael na corrida pelo prêmio de Melhor Atleta do Ano. Torben foi o comandante do Brasil 1, barco que ficou em terceiro lugar na Regata Volta ao Mundo