Reuters
DOHA (Quatar) - O Irã poderá disputar o torneio de futebol dos Jogos Asiáticos após a Fifa ter revogado provisoriamente a suspensão internacional imposta ao país, disseram os organizadores nesta segunda-feira.
A Fifa suspendeu o Irã, campeão de futebol dos Jogos Asiáticos em 1974, 1990, 1998 e 2002, de todas as partidas internacionais na última quinta-feira devido à interferência do governo no controlo do esporte.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse a repórteres num encontro de futebol e negócios em Dubai que a federação internacional havia recebido 'telefonemas alarmantes' do Irã nas últimas 24 horas.
- Acertamos com o Irã uma rota que precisa ser respeitada. Vamos dar a eles até 5 de dezembro para cumpri-la, disse Blatter. - A suspensão está provisoriamente revogada. A seleção iraniana pode participar dos Jogos Asiáticos.
- Se eles cumprirem totalmente o mapa... vamos cancelar a suspensão. Mas se os projetos não forem aplicados, então a suspensão continuará efetiva.
O Comitê Emergencial da Fifa, composto por Blatter e um representante de cada uma das seis confederações continentais, decidiu suspender a federação iraniana 'devido à interferência do governo em questões do futebol'.
Os organizadores dos Jogos Asiáticos disseram que com o cancelamento da suspensão, o sorteio de domingo para a segunda rodada está anulado e o Irã retomará seu lugar no Grupo D.
A cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos acontece na capital do Catar, na sexta-feira