ASSINE
search button

Fifa estuda 'bola inteligente" para Mundial de Clubes 2007

Compartilhar

Reuters

DUBAI - O Mundial de Clubes de 2007 contará com a tecnologia que avisa quando a bola entra no gol, disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, nesta segunda-feira.

Ele informou a jornalistas que uma comissão da entidade está avaliando várias tecnologias, e que a escolhida, seja qual for, estará em uso no torneio interclubes do ano que vem.

A Fifa estuda colocar câmeras na linha do gol ou adotar uma bola "inteligente", que contenha um chip de computador. A bola "inteligente" foi usada no Mundial Sub-17, em 2005, no Peru. O chip envia um sinal para uma pulseira ou ponto de orelha do juiz, avisando quando a bola inteira cruza a linha do gol.

- No ano que vem vamos conduzir experiências em competições juvenis (no Canadá e na Coréia do Sul) - disse Blatter a jornalistas. - Até dezembro de 2007, estou convencido de que poderemos usar uma das tecnologias.

Mas Blatter salientou que a "tecnologia do gol" será a única nova tecnologia aprovada - o que significa que os replays instantâneos continuam proibidos. Blatter admitiu que manter o "elemento humano" será continuar convivendo com erros, e pediu que os jogadores tenham mais respeito pelos juízes.

- Começa com educação. Devemos educar nossos jovens jogadores a respeitarem os árbitros, que são uma parte importante do nosso esporte.