LONDRES - O velejador britânico Mike Golding voltou 80 milhas na regata individual de volta ao mundo para resgatar o compatriota e adversário Alex Thomson, nesta sexta-feira. Thomson, de 32 anos, ficou à deriva por duas horas em alto mar com seu barco Hugo Boss, a 1.000 milhas do Cabo da Boa Esperança, depois que a quilha da embarcação quebrou.
Golding, um dos favoritos a vencer a prova, disse aos organizadores da regata: 'Decidimos não realizar a transferência antes desta manhã até que o sol ficasse firme. Tivemos um resgate complicado, muito assustador'.
Foram necessárias quatro tentativas para que Thomson chegasse ao barco de Golding. Golding estava em segundo lugar na prova quando deu a volta.
Após o resgate, Thomson disse que esta foi a pior e mais emotiva experiência da sua vida.
- Este barco foi minha vida por três anos. Foi muito penoso olhar para trás e ver o Hugo Boss num estado tão lamentável. Sou muito agradecido a Mike por ter voltado para me resgatar.
A prova, realizada a cada quatro anos, começou há um mês, em Bilbao, na Espanha. Seis barcos continuam na disputa, incluindo o do britânico Robin Knox-Johnson, o primeiro homem a dar a volta ao mundo navegando sozinho sem paradas, em 1969. (Reuters)