ASSINE
search button

Confederação Asiática acredita que Irã seguirá mapa da Fifa

Compartilhar

Reuters

CINGAPURA - A Confederação Asiática de Futebol (AFC) demonstrou confiança, nesta sexta-feira, que o Irá seguirá o mapa desenhado pela Fifa para cancelar a suspensão internacional imposta à seleção do país pela interferência do governo no esporte.

A Fifa proibiu o Irã na quarta-feira de disputar qualquer partida internacional, alegando participação do governo na administração do futebol. A medida acontece cinco meses após a participação do Irã na Copa do Mundo e uma semana depois da classificação do país para a Copa Asiática.

O Comitê Emergencial da Fifa criou um mapa para que a Federação de Futebol da República Islâmica do Irã (Iriff, na sigla em inglês) siga e a suspensão internacional seja cancelada.

O presidente da AFC, Mohamed Bin Hammam, disse estar otimista que os iranianos alcancem os objetivos da Fifa e mantenham a vaga na Copa Asiática, na qual são um dos favoritos.

- Esperamos que eles aceitem os termos pelo benefício do futebol, para que as principais equipes possam participar das principais competições na Ásia, disse o dirigente em comunicado no site da confederação.

Sob o acordo, o Irã deve aceitar um Comitê de Normalização formado pela Fifa e a AFC e criar um novo estatuto de acordo com os regulamentos da Fifa.

Uma agência de notícias iraniana disse que o Irã havia rejeitado a suspensão, que foi descrita como 'completamente ilegítima'. Torcedores no país fanático por futebol ficaram revoltados