BUENOS AIRES - O Boca Juniors enfrenta o Colón de Santa Fé no próximo domingo, em La Bombonera, e está muito perto de conquistar o título do Torneio Apertura desta temporada - seu terceiro consecutivo na Argentina.
Apenas o Estudiantes de La Plata segue com esperança de lutar por um título praticamente assegurado pelo Boca, que tem 41 pontos e uma boa vantagem de quatro faltando nove a disputar.
Para seguir com chances, o Estudiantes precisa vencer o Racing em casa, no sábado, e torcer para um empate ou derrota do Boca. Se perder, a equipe comandada por Diego Simeone dependeria de uma pouco provável vitória do Colón.
Já o River Plate, grande rival do Boca, ficou de fora mais uma vez da briga pelo título, após lutar pela ponta durante boa parte da competição. O time tem 34 pontos, sete a menos que o líder.
Ocupando uma surpreendente quarta colocação, o Arsenal vai a Avellaneda enfrentar o Independiente, enquanto o Vélez, quinto na classificação, joga sábado contra o Nueva Chicago fora de casa.
O Apertura desta temporada, marcado pela suspensão de sete jogos devido à violência nos estádios, chega às últimas rodadas com o reconhecimento da Associação do Futebol Argentino (AFA) de ter cometido um erro ao impedir a presença de torcedores das equipes visitantes.
A AFA resistia a descontar pontos àquelas equipes cujos torcedores provocassem incidentes, mas a punição, que está no regulamento da competição, voltará a ser efetiva a partir deste fim de semana.
A 17ª rodada começa na sexta, com os jogos Rosário Central-Quilmes e San Lorenzo-Argentinos Juniors. A maioria das partidas acontece domingo: Belgrano-Lanús, Banfield-Gimnasia Jujuy e Gimnasia La Plata-Newell's Old Boys.