EFE
ASSUNÇÃO - O sorteio dos grupos da próxima edição da Copa Libertadores da América acontecerá no próximo dia 20 de dezembro em Assunção, anunciou hoje a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), com sede na capital paraguaia.
O sorteio reunirá representantes das equipes classificadas, assim como os principais dirigentes das associações filiadas à CSF e da Federação do México, país que também participa do torneio mais importante do continente.
Fontes da CSF explicaram que as equipes ainda não classificadas estarão representadas pelos dirigentes de seus países.
A Libertadores, que reúne 36 equipes, acontecerá no primeiro semestre do ano e terminará antes da disputa da Copa América, de 26 de junho a 15 de julho na Venezuela.
Até agora, os únicos brasileiros já confirmados são o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, São Paulo, campeão brasileiro, Internacional, atual vencedor da Libertadores, e Grêmio, que assegurou matematicamente sua presença no torneio.
Vasco, Santos e Paraná lutam pelas duas últimas vagas. O último classificado entre os brasileiros disputará a primeira fase da competição, por um lugar na etapa de grupos.
A CSF confirmou a participação de Boca Juniors, Gimnasia y Esgrima de La Plata, River Plate, Banfield e Vélez Sarsfield, da Argentina; Blooming, Bolívar e Real Potosí, da Bolívia; e Colo Colo, do Chile.
Também se já classificaram Deportivo Pasto, da Colômbia; Libertad, Cerro Porteño e Tacuary, do Paraguai; Alianza Lima, do Peru; Nacional, Defensor Sporting e Danúbio, do Uruguai; Maracaibo, Caracas FC e Deportivo Táchira, da Venezuela