ASSINE
search button

Athina e Doda promovem prova hípica com prêmio de US$1 mi

Compartilhar

Reuters

SÃO PAULO - A bilionária Athina Onassis e o cavaleiro brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, decidiram apostar na organização de eventos de hipismo no Brasil e anunciaram nesta quarta-feira a criação do 'Athina Onassis International Horse Show', em São Paulo, com premiação total de 1 milhão de dólares.

O evento, em 2007, será uma das oito etapas do circuito de saltos Global Champions Tour e acontecerá na semana seguinte aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, de 2 a 5 de agosto.

- Esse evento é cinco estrelas, ou seja, a premiação tem que ser superior a 450 mil dólares. No calendário da Federação Internacional Equestre (FEI) existem mil concursos internacionais, e somente 20 deles são cinco estrelas, disse Doda em entrevista à imprensa. - E em 2007, em São Paulo, teremos a melhor premiação do mundo.

Um dos destaques do evento é o troféu Aristóteles Onassis, em homenagem ao avô magnata de Athina. O campeão da principal prova da competição brasileira terá seu nome inscrito no troféu, que só poderá ser levado para casa pelo vencedor após três vitórias.

Doda admitiu que a idéia de usar o nome de sua mulher, que não compareceu ao anúncio, deve-se ao destaque que ela tem no mundo todo.

- A primeira idéia era usar o nome da equipe, que é D&A, (Doda e Athina), mas o avô da Athina estaria completando 100 anos e surgiu a idéia do troféu. Sem dúvida é um atrativo, a Athina nunca colocou o nome dela em nada, e agora emprestar o nome é um grande passo, e com certeza encurta bastante nossos caminhos', disse ele.

Segundo o organizador do Global Champions Tour, Jan Tops, a maior premiação anterior paga em um evento da GCT havia sido de 600 mil dólares. No Brasil, nunca teria passado de 100 mil dólares.

No total, o 'Athina Onassis Horse Show' contará com um investimento em torno de 3 milhões de dólares, e segundo Doda a idéia é que nenhum dinheiro saia do bolso do casal.

- O concurso hoje já conta com 50 por cento do orçamento realizado, e acreditamos que com a divulgação e o plano de marketing não vai ser difícil chegar a se sustentar. Tenho certeza que ele vai se sustentar sem que ninguém coloque dinheiro da nossa parte.

PRINCIPAIS CAVALEIROS

A idéia de realizar a competição logo após a disputa do Pan-Americano é aproveitar o fato de que os cavaleiros e seus cavalos já estarão no país, garantindo assim a presença de grandes nomes.

Doda garantiu que os medalhistas dos Jogos vão competir, e o evento contará com a participação de cerca de 70 cavaleiros, sendo 30 das melhores equipes do Pan, 25 europeus e 15 brasileiros que serão convidados, entre eles Rodrigo Pessoa, medalha de ouro no concurso de saltos da Olimpíada de Atenas.

- Sendo após o Pan e um ano antes da Olimpíada (de Pequim em 2008), teremos um evento do mesmo nível da Olimpíada. Os cavaleiros já viriam pelo dinheiro, mas também virão pelo ranking', explicou Doda, que espera cerca de 10 mil pessoas no evento.

Além dos percursos para categorias de base, o evento terá oito competições com obstáculos de altura mínima de 1m40 e máxima de 1m60, a mesma usada em Jogos Olímpicos e Mundiais