Pitacos finais da NBA Cup
...
Antes de a NBA voltar à programação normal, vale registrar alguns pitacos sobre a 3ª edição da NBA Cup, decidida na última terça-feira (16), com a vitória do New York Knicks sobre o San Antonio Spurs, por 124 a 113. Vamos a eles…
Ao contrário do Los Angeles Lakers e do Milwaukee Bucks, campeões em 2023 e 2024, o Knicks não vai pendurar no teto do lendário Madison Square Garden o banner (flâmula) de vencedor da competição. Isso diz muito sobre o real peso do torneio. O Knicks não conquista um título desde a década de 1970, vive uma seca histórica e, mesmo assim, entende que a NBA Cup ainda não tem o status de algo maior.
O MVP da final, o armador nova-iorquino Jalen Brunson, comentou após a vitória:
“Não acho que vamos fazer um desfile. Vamos aproveitar isso. Mas, quando formos embora de Las Vegas amanhã, seguimos em frente.”
Casa nova
Falando em ir embora, a NBA considera seriamente mudar a sede da final da NBA Cup. Em entrevista à Amazon Prime (
Gangorra
Os três times cariocas vivem momentos distintos no NBB. O Flamengo perdeu a liderança do campeonato para o bom time do Pinheiros, comandado pelo técnico Gustavo de Conti, e parece estar em processo de reajuste. A equipe contou com a estreia de Franco Baralle no NBB na última quinta-feira (18), na vitória sobre o União Corinthians por 82 a 65. Ficou claro que o armador ainda precisa ganhar ritmo de jogo.
Entra Baralle, sai Dee Bost. Uma pena. O armador búlgaro-americano é um excelente jogador e uma personalidade interessantíssima — uma perda tanto para o Flamengo quanto para o NBB.
Quem está com o sinal amarelo ligado e piscando é o Botafogo. O time de General Severiano ocupa a penúltima posição (19ª) e tem uma tabela complicadíssima. Jogou fora de casa contra o poderoso KTO Minas na quinta-feira (18) e, apesar do esforço, sofreu mais uma derrota, por 95 a 88. Agora encara o líder Pinheiros no dia 27 e fecha a sequência contra o Flamengo, no dia 29. O Botafogo entra no returno de seu terceiro ano após o retorno ao NBB novamente sob pressão.
Já os ares de São Januário estão mais leves. Apesar da última colocação, o Vasco conquistou mais uma vitória importante, desta vez na prorrogação, sobre o Caxias, por 80 a 79. Não se enganem: para o time de Léo Figueiró, o NBB começa de verdade no returno.