Botafogo e Vasco empatam no primeiro confronto pela Copa do Brasil, em São Januário

...

Por ESPORTES JB com FogãoNet

Artur Cabral do Botafogo (marcado por Cauan) fez um belo gol de cabeça do alvinegro

Em clássico bastante disputado, o Botafogo ficou no empate com o Vasco em 1 a 1 em São Januário na noite desta quarta-feira (27), na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A decisão ficou mesmo para a volta, dia 11 de setembro, no Estádio Nilton Santos – quem vencer passa, e novo empate significará disputa por pênaltis.

O jogo
O Botafogo começou o jogo em alta rotação e abriu o placar logo no começo. Aos seis minutos, após boa jogada pelo lado direito, a bola foi virada, Alex Telles cruzou e Arthur Cabral cabeceou para fora, desperdiçando boa chance. Dois minutos depois, o lance se repetiu, e a história foi diferente. O Glorioso foi girando com calma, Alex Telles recebeu de Artur e cruzou com perfeição para Arthur Cabral desta vez balançar as redes, com uma bonita cabeçada para baixo: 1 a 0.

A partida estava boa para o Fogão, mas o Vasco conseguiu empatar aos 17 minutos: após uma falta cobrada do lado direito, a bola sobrou na esquerda para Nuno Moreira, que cruzou, John saiu mal, Marlon Freitas desviou sutilmente e Jair completou de carrinho no segundo pau, fazendo 1 a 1. O gol de empate animou o Vasco, jogando em casa, e o Botafogo não conseguiu mais se encontrar no jogo.

O Botafogo passou a mais correr atrás do Vasco do que a conseguir jogar. E cometia muitos vacilos ao sair tentando tocar de trás. Aos 33 minutos, Vitinho errou, Philippe Coutinho pegou, avançou e finalizou de fora da área, para fora. Depois, nos acréscimos, após mais uma saída errada botafoguense, a bola foi cruzada e Vegetti cabeceou para defesa do goleiro John.

O Botafogo voltou mal demais do intervalo, levando um verdadeiro apavoro do Vasco. No primeiro minuto, um lance impressionante. Philippe Coutinho finalizou de virada, John defendeu, Ryan pegou o rebote e acertou o travessão, depois o mesmo Rayan finalizou na sobra e a bola explodiu em Marlon Freitas. Os jogadores do Vasco ficaram pedindo pênalti, mas o árbitro Anderson Daronco e o VAR consideraram lance normal.

A pressão vascaína continuou. Aos oito minutos, Jair deu bonita enfiada e Vegetti saiu livre, mas John saiu muito bem do gol e bloqueou a finalização de forma providencial. No minuto seguinte, Pumita Rodríguez ganhou de Alex Telles dentro da área e chutou rasteiro, para mais uma boa defesa de John.

Incomodado, o técnico Davide Ancelotti colocou Savarino no lugar de Chris Ramos, que precisou sair de ambulância por causa de uma forte pancada na cabeça. E o Botafogo conseguiu ficar mais com a bola, freando o ímpeto vascaíno. Aos 21 minutos, Kaio Pantaleão finalizou de fora da área e obrigou Léo Jardim a fazer uma grande defesa.

Depois disso, o cansaço pareceu pesar para as duas equipes, e pouca coisa aconteceu. A vaga nas semifinais será mesmo decidida no dia 11 de setembro, no Estádio Nilton Santos, após a pausa da data Fifa.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 BOTAFOGO
Estádio: São Januário
Data-Hora: 27/8/2025 – 21h30
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Renda e público: R$ 1.432.857,00 / 19.615 pagantes / 20.358 presentes
Cartões amarelos: Vegetti e Hugo Moura (VAS); Arthur Cabral, Marlon Freitas, Danilo e Marçal (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Artur 8’/1ºT (0-1), Jair 17’/1ºT (1-1)

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Pumita Rodríguez – Intervalo), Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Barros (Thiago Mendes 46’/2ºT), Jair e Philippe Coutinho (David 27’/2ºT); Nuno Moreira (Andrés Gómez 27’/2ºT), Rayan (Estrella 38’/2ºT) e Vegetti – Técnico: Fernando Diniz.

BOTAFOGO: John; Vitinho, Alexander Barboza, Kaio Pantaleão e Alex Telles (Marçal 35’/2ºT); Danilo e Marlon Freitas (Allan 35’/2ºT); Artur (Newton 31’/2ºT), Arthur Cabral, Chris Ramos (Savarino 12’/2ºT) e Álvaro Montoro (Matheus Martins 31’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.