Semifinal de Roland Garros: Bia Haddad luta, mas não passa pela número 1 do mundo

Polonesa Iga Swiatek vence brasileira por 2x0 em pouco mais de duas horas de partida

Por Fabio de Amorim

Bia Haddad perde semifinal de Roland Garros para Iga Swaitek.

Nesta quinta-feira (8), a brasileira Bia Haddad Maia, de 27 anos, enfrentou a número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek, de 22 anos, na quadra Philippe-Chatrier, e perdeu por 6-2 e 7-6 (com 9-7 no tie-break), pelas semifinais de Roland Garros, um dos quatro torneios de maior importância do tênis.

Por ter chegado a essa semifinal em Paris, Bia Haddad vai subir da 14ª posição no ranking para a 10ª (se Swiatek vencer Karolina Muchova na final; caso contrário, Bia ficará com a 11ª posição).

A última vez que uma brasileira chegou a uma semifinal de Grand Slam foi em 1968. Na época, Maria Esther Bueno perdeu para Billie Jean King no US Open. A maior tenista do Brasil foi a única mulher do país a alcançar uma semifinal de Grand Slam, até surgir Bia Haddad, que chegou nessa etapa em Roland Garros.

A tenista está muito próxima de ficar entre as dez melhores do mundo. Algo que não ocorre desde a hegemonia de Maria Esther Bueno, quando foi número 1 do mundo em 1959, 64 e 66, graças, em grande parte, aos seus sete títulos de Grand Slam (Wimbledon: 1958, 60 e 64; US Open: 1959, 63, 64 e 66).

Todos esses títulos foram em simples, mas Maria Esther também dominou as duplas, com 11 títulos e mais um em duplas mistas. A maioria dessas conquistas aconteceu antes da chamada Era Aberta do tênis.

Até 1968, os torneios de Grand Slam só aceitavam tenistas amadores. Mas, a partir daquele ano, os profissionais também puderam competir. Foi justamente em 1968 que Maria Esther parou na semifinal do US Open.

É por isso que o feito de Bia Haddad chama a atenção: porque uma brasileira alcançou de novo uma semifinal de Grand Slam somente agora, em 2023.

O jogo

Já se sabia da dificuldade que a brasileira teria para derrotar Swiatek. Em 28 jogos disputados em Roland Garros, a polonesa só perdeu dois. Ela disputou quatro edições do torneio francês e conquistou dois títulos.

Bia quebrou o saque de Iga e depois a polonesa devolveu a quebra. O set prometia ser equilibrado e foi assim até o 2x2. Mas, a partir do quinto game, a número 1 do mundo não perdeu mais e fechou o set em 6x2.

Um aspecto que poderia pesar contra a brasileira, além da capacidade técnica da rival, era o cansaço. Antes da semifinal, Iga Swiatek disputou, neste torneio, um total de cinco horas e 32 minutos. A brasileira, no entanto, jogou por 12 horas e 55 minutos. Ou seja, correu sete horas e 23 minutos a mais do que a polonesa.

No segundo set, Bia Haddad reagiu. Depois de uma hora e meia de partida, estava 4x4, com Swiatek no saque. A brasileira pressionou e teve três chances de quebrar o saque da rival, mas errou muito e a polonesa confirmou seu saque: 5x4.

No game seguinte, Bia confirmou seu saque e ficou tudo igual de novo: 5x5. Iga fez 6x5 rapidamente e Bia respondeu: 6x6. O jogo foi para o tie-break.

Tie-break

Nenhuma tenista tinha, até então, dado tanto trabalho para Iga Swiatek, que ainda não tinha perdido nenhum set no torneio este ano. Com duas horas de partida, Bia vencia o tie-break por 4x3. Fez 5x3 e teve uma bola fácil para marcar 6x3, mas bateu fraco e deu o ponto para a polonesa.

Iga reagiu e empatou logo depois: 5x5. O jogo era muito equilibrado e ficou assim até o placar de 7x7. Nesse momento, Swiatek fez valer o fato de ser a melhor do ranking e fechou em 9x7. Ganhou o jogo por 2x0, em duas horas e nove minutos (e continuou sem perder sets).

Ainda na quadra, na tradicional entrevista pós-jogo, Swiatek elogiou a brasileira e disse algo que já havia falado outras vezes. Segundo ela, não foi fácil:

“Ela é uma guerreira e mostrou isso em cada uma das partidas aqui. Eu sabia que precisaria estar pronta em todos os games porque a partida pode mudar rapidamente, e fico feliz por ter sido sólida e consegui fechar com esses últimos golpes. Fico feliz que tenha dado certo", explicou Iga.

Na final de Roland Garros, a polonesa enfrentará a tcheca Karolina Muchova, que derrotou a ucraniana Aryna Sabalenka por 2x1, parciais de 7-6 (7-5 no tie-break), 6-7 (5-7, no tie-break) e 7-5.