ESPORTES

Vai começar o Cariocão 2022

...

Por ESPORTES JB
[email protected]

Publicado em 24/01/2022 às 16:07

Alterado em 24/01/2022 às 16:28

O Flamengo vai estrear o técnico português Thiago Ribeiro/Agif/CBF

Vai rolar a bola no Cariocão 2022! O campeonato mais charmoso e mais visto pelo país, que promete muitas emoções nesta edição. Boavista e Botafogo abrem a primeira rodada da Taça Guanabara, nessa terça-feira (25), às 21 horas, no Nilton Santos. O Carioca terá o mesmo regulamento do ano anterior, mas com uma pitada a mais de rivalidade, pois o atual tricampeão, o Flamengo, tenta o inédito tetracampeonato. Porém, os outros três grandes apresentam várias caras novas para buscar a conquista do certame.

Abaixo, as novidades, time-base e as previsões do desempenho de todos os 12 agremiações da competição, inclusive, com os 8 clubes formadores.

 

Os favoritos


Botafogo

Embalado pelo título do Brasileiro da Série B, o sob o comando de Chay, o Alvinegro é o primeiro a entrar em campo, junto com o Boavista. Motivado pela implementação da SAF no clube, o "novo rico" do futebol carioca vai apresentar um elenco com o entrosamento da temporada passada e com algumas jovens novidades, como Vinicius Lopes e Breno (ex-Goiás), Klaus (ex-Ceará) e Erison (ex-Brasil de Pelotas).

O americano John Textor, novo gestor do Botafogo por 30 anos, promete investimentos e reforços de peso para o técnico Enderson Moreira, como Elkerson, velho conhecido da torcida, que o clube vem negociando. Outro que está de volta é o ídolo Gatito, que ficou afastado toda a temporada passada por lesão.

Além disso, o Glorioso aposta nas pratas-da-casa que prometem brilhar no Cariocão Betfair: os meias Juninho e Raí, e os atacantes Gabriel e Matheus Nascimento, entre outros jovens valores.

Time-base: Gatito, Rafael, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Barreto, Breno e Chay; Luiz Fernando, Erison e Diego Gonçalves.

Técnico: Enderson Moreira

 

Macaque in the trees
Botafogo: novo gestor (Foto: Foto: Jorge Rodrigues/Agif/CBF)

 

Flamengo

Atual tricampeão e novamente favorito principal ao título, por ter mantido a gama de estrelas que vem brilhando nas competições nacionais e internacionais nos últimos anos, o time da Gávea chega de técnico novo, o português Paulo Souza, para buscar uma conquista inédita na história do clube: o tetra carioca.

Novamente cheio de craques como, Arrascaeta (que renovou contrato recentemente), David Luiz, Diego Ribas, Filipe Luiz, Ewerton Ribeiro, Bruno Henrique, e claro, o artilheiro Gabigol, o Rubro-Negro vai estrear a competição com seus jovens valores nas primeiras rodadas. Entretanto, já deixou claro que vai buscar o tetra, que bateu na trave em várias oportunidades.

Dos Garotos do Ninho, o Fla aposta nos jovens Matheus França e Lázaro, entre outros, jogadores que têm brilhado e conquistado títulos em competições de base.

Time-base: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luiz; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Técnico: Paulo Souza

 

Fluminense

O Tricolor abriu o cofre contratou por atacado e para brilhar na temporada e evitar mais um vice-campeonato para o Flamengo, fato que ocorreu das duas últimas edições do Estadual. Para isso, o time das Laranjeiras contratou o Pitbull Felipe Melo e Willian “Bigode”, ambos do Palmeiras, “importou” o lateral Cristiano, do Sheriff, da Moldávia, destaque na Champions League, o o meia Nathan (ex-Atlético-MG), o veterano goleiro Fábio (ex-Cruzeiro) e o artilheiro Germán Cano (ex-Vasco), entre outros.

Todos eles sob o comando de um velho conhecido e multicampeão: Abel Braga, o Abelão. E, claro, do capitão e artilheiro Fred.

Além disso, o Flu confia e mescla sempre os craques consagrados com suas promessas de Xerém, como os jovens Luiz Henrique e John Keneddy, entre outros.

Time-base: Fábio, Samuel Xavier, Nino, David Braz e Cristiano; Felipe Melo, André, Yago Felipe e Nathan; Luiz Henrique e Fred.

Técnico: Abel Braga

 

Macaque in the trees
Abel Braga (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

 

Vasco da Gama

O Cruzmaltino aposta num velho ídolo e que foi o herói das últimas duas conquistas do Estadual (2016 e 2017) para brilhar no Cariocão Betfair: o meia-atacante Nenê. O veterano será o maestro de um novo elenco montado pela diretoria, após uma temporada ruim em 2021. Para resgatar a alma do Gigante, os vascaínos contrataram nada menos do que 12 jogadores, mais do que um time inteiro, para tentar a conquista.

São eles: o goleiro Thiago Rodrigues, os zagueiros Luis Cangá e Anderson Conceição, os laterais Weverton e Edimar, os volantes Matheus Barbosa e Yuri, os meias Bruno Nazário, Isaque e Vitinho, e os atacantes Raniel e Getúlio. À frente do grupo, o técnico Zé Ricardo, em sua segunda passagem por São Januário.

O Vasco também espera mesclar os novos contratados com as promessas cruzmaltinas, como o artilheiro Figueiredo, que brilhou na Copinha, e MT, entre outros.

Time-base: Thiago Rodrigues, Weverton, Ulisses, Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Matheus Barbosa, Vitinho, Isaque e Nenê; Raniel.

Técnico: Zé Ricardo

 

Macaque in the trees
Nenê vai reestrear no Vasco (Foto: Foto: divulgação/Vasco)

 

Médios podem surpreender

Assim como na edição passada, quando Volta Redonda e Portuguesa alcançaram as semifinais da competição, os clubes de menor investimento ou formadores esperam surpreender os grandes no Cariocão Betfair.

Para isso, os times contrataram mais cedo e vêm treinando há mais tempo, desde o início de dezembro, prometendo grandes surpresas no Estadual.

Abaixo, um resumo dos clubes formadores do Carioca:

 

Audax

Sediado agora em Angra dos Reis, o Audax, campeão da Série A2 e caçula na Série A, chega para a competição sob o comando de Alex Alves, ex-atacante que atuou no Botafogo em 2004, e que dirige pela primeira vez uma equipe do estado. Entre os destaques estão o meia Julinho (ex-Lusa de SP) e o zagueiro Lucas Rocha, com passagens por clubes europeus e o atacante Anderson Lessa.

 

Bangu

A manutenção do técnico Felipe é o maior trunfo do Alvirrubro da Zona Oeste para o Cariocão Betfair. O ex-ídolo do Vasco, que brilhou também pela dupla Fla-Flu será o maestro do Banguzão, assim como foi na boa campanha da Série D em 2021. Entre os destaques no elenco estão os meias Denilson e Roberto Baggio, além do atacante Luís Araújo.

 

Boavista

Em mais uma temporada sob o comando do técnico Leandrão, o Boavista aposta na base de temporadas passadas, que rendeu boas campanhas ao clube de Bacaxá. Desta vez, a diretoria do Verdão de Saquarema não fez contratações de impacto e aposta nos jovens para arrancar pontos dos grandes. Entre os destaques estão o atacante Matheus Alessandro (ex-Flu) e o lateral Wellington Silva (ex-Fla e Flu).

 

Madureira

O Tricolor Suburbano também terá no comando um velho conhecido do Campeonato Carioca: O técnico Alfredo Sampaio. Com passagens em vários clubes de menor investimento e também no Vasco, o experiente treinador vai comandar o Madura, assim como fez na temporada passada. Entre os reforços do clube, a maior novidade é o atacante Pipico, que já brilhou por vários clubes do país e estava no Santa Cruz-PE.

 

Nova Iguaçu

Celeiro de craques e maior clube formador da Baixada Fluminense, o time laranja novamente aposta na juventude e nas crias da casa para brilhar no Cariocão Betfair. O treinador do Orgulho da Baixada será Carlos Vitor, velho conhecido do clube. Entre os destaques estão os jovens atacantes Samuel e João Pedro, e o veterano goleiro Luiz Henrique.

 

Portuguesa

A Lusa quer surpreender e novamente chegar as semifinais do Estadual, como fez em 2021. Para isso, trouxe bons valores como o velho conhecido atacante Romarinho e o Kenji Tanaka, do Orlando City-EUA. Para o comando do time da Ilha do Governador, Marcos Paulo Grippi, que estava na Caldense-MG nos últimos três anos.

 

Resende

O Gigante do Vale quer fazer frente aos grandes nesta edição do Estadual e contratou o primo de Lionel Messi, o meia argentino Emanuel Biancucchi, de 33 anos, que já jogou no Vasco, Bahia, Ceará e Vila Nova. Sandro Sargentim será o técnico do time do Sul Fluminense, que tem como outros destaques no elenco o zagueiro Elenilson, ex-Grêmio e Sport, e o veterano atacante Raphael Macena.

 

Volta Redonda

A manutenção do técnico Neto Colucci e de dois destaques do elenco do ano passado, MV e Luiz Paulo, são os trunfos do Voltaço para repetir a boa campanha de 2021, que levou o clube as semifinais do Carioca. O time da Cidade do Aço também aposta nos jovens revelados em sua base, que sempre rende grandes valores para clubes do Brasil e do exterior. (com Agência Ferj)

 

A primeira rodada da Taça Guanabara:

 

Dia 25 - terça

Boavista x Botafogo, no Nilton Santos, às 21 horas;

 

Dia 26 - Quarta

Audax x Nova Iguaçu, no Elcyr Resende, às 15h30;

Volta Redonda x Vasco, no Raulino de Oliveira, às 19 horas;

Flamengo x Portuguesa, no Luso Brasileiro, às 21h35;

 

Dia 27 - Quinta

Madureira x Resende, no Aniceto Moscoso, às 15h30;

Fluminense x Bangu, no Luso Brasileiro, às 20h30.


Tags: