Vasco e Botafogo decidem a final da Taça Rio neste sábado

Vasco e Botafogo fazem neste sábado, às 15h05, em São Januário, o jogo final do qual não gostariam de fazer. Prestes a disputar a Série B, os dois gigantes ...

Reprodução/CariocãoTV
Credit...Reprodução/CariocãoTV

Vasco e Botafogo fazem neste sábado (22), às 15h05, em São Januário, o jogo final do qual não gostariam de fazer. Prestes a disputar a Série B, os dois gigantes do futebol brasileiro definirão o campeão da Taça Rio, torneio que na prática decide o quinto colocado do Campeonato Carioca.

Nem o prêmio de R$ 1 milhão ao campeão está em jogo. Por não ter conseguido arrecadar o esperado, a Federação do Rio de Janeiro já avisou aos clubes que as premiações não devem ser pagas – nem a de Flamengo ou Fluminense, que definem o título do Estadual à noite, no Maracanã.

Para levar a oitava Taça Rio de sua história, o Botafogo vai precisar vencer por pelo menos dois gols de diferença, já que perdeu o primeiro jogo, no Nilton Santos, por 1 a 0. Em caso de vitória do Glorioso por um gol, a decisão será nos pênaltis. Qualquer outro placar significará a 11ª Taça Rio da história do Vasco.

O Botafogo viveu uma semana para lá de conturbada. O técnico Marcelo Chamusca está muito ameaçado pelos péssimos resultados obtidos até aqui, e sua permanência é questionada nos bastidores. O Glorioso, vale lembrar, caiu na segunda fase da Copa do Brasil e terminou a fase classificatória do Carioca apenas na sétima posição.

Por outro lado, o Glorioso deixou acertada a contratação de três reforços para a Série B: o lateral-direito Daniel Borges e o volante Luís Oyama, ambos do Mirassol; e o atacante Chay, principal destaque da Portuguesa, semifinalista deste Carioca. Eles já podem ficar à disposição para a estreia na Série B, na próxima sexta-feira, contra o Vila Nova, em Goiânia.

Desfalques do Botafogo

O Botafogo não poderá contar com três jogadores por questões médicas: o lateral-direito Jonathan, que sentiu um desconforto no músculo anterior da coxa esquerda; o volante Kayque, que iniciou a transição após sofrer uma lesão na coxa direita; e o goleiro Gatito Fernández, em recuperação de um edema ósseo no joelho.

O Vasco

Comandado pelo técnico Marcelo Cabo, o Vasco não terá o zagueiro Leandro Castán (edema no músculo posterior da coxa direita), o meia Marquinhos Gabriel (em recuperação de uma lesão na coxa esquerda) e o volante Bruno Gomes, poupado.

Por outro lado, o zagueiro Ernando e o volante Rômulo, que vinham realizando trabalho de recondicionamento físico, voltam a ficar à disposição. O primeiro pode entrar na equipe no lugar de Miranda, formando a defesa com Ricardo Graça.

FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO

Estádio: São Januário

Árbitro: Mauricio Machado Coelho Junior (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Ingressos: Portões fechados
Onde assistir: Record, Cariocão TV, Botafogo TV e TikTok

VASCO: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Andrey, Matías Galarza e Morato; Gabriel Pec, Cano e Léo Jabá – Técnico: Marcelo Cabo.

BOTAFOGO: Douglas Borges; Warley, Kanu, Sousa e PV; Romildo, Ricardinho e Pedro Castro; Marco Antônio, Rafael Navarro e Ronald – Técnico: Marcelo Chamusca.(com Fogão Net)