Crivella e Lindberg lideram empatados para o Senado pelo Rio

O senador Marcelo Crivella, candidato à reeleição pelo PRB, e Lindberg Farias, que busca o primeiro mandato pelo PT, estão tecnicamente empatados e ganhariam as duas vagas em jogo, segundo pesquisa da Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) pelo RJ TV, da TV Globo. De acordo com o instituto, Crivella teve 42% das intenções de voto e Lindberg, 40%. Ambos têm apoio declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em terceiro lugar, segue o oposicionista Cesar Maia (DEM), ex-prefeito do Rio de Janeiro por três vezes, com 26%. Jorge Picciani (PMDB) - parceiro de coligação de Lindberg e aliado do governador Sérgio Cabral (PMDB) - continua em quarto, com 20%.

Em seguida, vêm Waguinho (PTdoB), com 9%, Marcelo Cerqueira (PPS), com 6%, Milton Temer (PSOL), com 5% e Carlos Dias (PTdoB), com 2%. Wladimir Mutt (PCB) e Claiton (PSTU) tiveram 1%, cada, enquanto Heitor (PSTU) não pontuou.

Encomendada pela Folha de São Paulo e pela TV Globo, a pesquisa do Datafolha ouviu 1270 eleitores, entre terça-feira (21) e esta quinta-feira (23), em 31 municípios do Estado. Ela havia sido registrada na última sexta-feira (17)sob o número 31368/2010 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os votos brancos e nulos somam 21%, enquanto indecisos para pelo menos uma das vagas 28%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. Para as eleições deste ano, a soma dos resultados para o Senado é superior a 100%, já que o eleitor pode escolher dois candidatos.