Pesquisa Ibope no Amazonas indica vitória de Aziz no primeiro turno

Raphael Cortezão, Portal Terra

MANAUS - O resultado da pesquisa estimulada Ibope, divulgada nesta terça-feira (31), aponta vitória ainda no primeiro turno do governador do Amazonas e candidato à reeleição, Omar Aziz (PMN), com 54% das intenções de voto. O senador e ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR), principal adversário de Aziz na disputa pelo governo, obteve 38% das intenções de voto.

O candidato Herbert Amazonas (PSTU) aparece com 2% na pesquisa contratada pela empresa Rádio TV do Amazonas, enquanto Hissa Abrahão (PPS) obteve 1% das intenções de voto. Os eleitores que não sabem dizer em quem votariam somaram 3%. Brancos e Nulos foram 2% dos entrevistados.

Desde a última pesquisa Ibope no Amazonas, no dia 30 de julho, Omar Aziz ganhou cinco pontos percentuais, passando de 49% para 54% das intenções de voto. Nascimento ganhou um ponto percentual nesse mesmo período. Herbert Amazonas caiu de 2% para 1% das intenções. Luiz Carlos Sena e Luiz Navarro, que obtiveram 1% na primeira pesquisa, não pontuaram na nova sondagem.

Senado

Na disputa para o Senado, o ex-governador Eduardo Braga (PMDB) lidera disparado com 87% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O senador tucano e candidato à reeleição Artur Neto aparece em segundo, com 51%. A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) aparece em seguida, com 29%. Jefferson Praia (PDT) tem 6%. A candidata Marilene Corrêa (PT) chegou aos 3%, enquanto outros três candidatos tiveram 1%. Somente Tarcísio Leão (Psol) não pontuou nessa pesquisa. Indecisos somam 5% e brancos e nulos, 2%.

Vanessa Grazziotin e Jefferson Praia foram os dois candidatos que registraram queda na pontuação das duas últimas pesquisa Ibope. Vanessa passou de 33% para 29%, segundo a pesquisa. O senador Praia caiu de 8% par 6% das intenções de voto. Eduardo Braga avançou um ponto percentual entre as duas pesquisas e Artur Neto ganhou oito pontos, passando de 43% para 51% nesta última pesquisa.

Presidência

A pesquisa apontou novamente vitória da candidata à presidência Dilma Rousseff (PT) no Amazonas com larga vantagem sobre o tucano José Serra (PSDB). A petista lidera a disputa presidencial com 76% das intenções dos votos no Estado, enquanto Serra tem 13%. Marina Silva (PV) atingiu 8%. Os outros candidatos registraram 2% das intenções, índice igual ao de votos brancos/nulos. Não souberam ou não quiseram responder 11% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de agosto de 2010. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro da pesquisa foi de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23.718/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) sob número 26.976/2010.