Bancários entram no segundo dia de greve

Os bancários de todo o país entram no segundo dia de greve. Em Curitiba, o Sindicato informa que devem permanecer fechadas hoje 114 agências e todos os 13 centros administrativos (setores responsáveis pela manutenção dos serviços internos dos bancos) da capital. A expectativa é que 11.680 bancários continuem parados em Curitiba. Em todo o Paraná, das 1.375 agências bancárias 299 unidades aderiram à greve.

O sindicato reforça para toda a categoria que a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que regulamenta o direito de greve, garante aos trabalhadores a mobilização. A única atividade essencial do setor bancário que deve ser mantida, de acordo com a norma, é a compensação bancária.

O Procon no Paraná orienta os consumidores para que usem meios alternativos – casas lotéricas, correspondentes bancários (como farmácias e supermercados), caixas eletrônicos, internet – a fim de efetuar os pagamentos e assim evitar o acréscimo de juros e multa nas contas.

Segundo a entidade, os fornecedores devem disponibilizar outras formas para pagamento. A orientação é que, não existindo qualquer possibilidade de efetuar o pagamento e se houver cobrança de encargos, o consumidor procure o Procon para resolver a situação.