Dívida do setor público correspondeu a 40,4% de tudo o que o país produziu em 2010

BRASÍLIA - A dívida líquida do setor público chegou a R$ 1,475 trilhão em dezembro de 2010. Esse resultado correspondeu a 40,4% de tudo o que o país produziu – Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje.

Na comparação com dezembro de 2009 (42,8%), a relação entre dívida e PIB registrou queda de 2,4 pontos percentuais. Segundo o BC, o superávit primário, economia feita para o pagamento de juros da dívida, e o crescimento da economia contribuíram para essa queda.

Neste ano, a dívida líquida do setor público deve corresponder a 37,8% do PIB, estima o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes. Essa projeção leva em consideração a expectativa de crescimento do PIB de 4,5% neste ano.

Também é considerado o cumprimento da meta de superávit primário – economia feita para o pagamento de juros da dívida – de R$ 17,9 bilhões (resultado que corresponde a 3% do PIB). Para fazer a projeção da dívida, o BC também observa as estimativas do mercado financeiro, a taxa básica de juros, Selic, e os índices de inflação.