ArcelorMittal adota sistema da SAP

S O PAULO, 27 de agosto de 2010 - Criada em 2006 com a fusão da Arcelor e Mittal Steel, a ArcelorMittal é a maior empresa mundial de aço, com operações em 61 países ao redor do mundo. Em 2009, produziu mais de 73 milhões de toneladas de aço - cerca de 6% da produção global total. As operações na subsidiária brasileira não são menos impressionantes. Prova disso, é que a ArcelorMittal Brasil S.A. possui 28 unidades industriais e uma capacidade de produção anual que supera 14 milhões de toneladas de aço bruto.

Essa presença exige um alto nível de responsabilidade corporativa em todas as suas atividades. Assegurar o bem-estar dos funcionários contratados e terceirizados é um valor fundamental da empresa. Com o objetivo claro de evitar qualquer acidente, a saúde e a gestão de segurança (SESMT), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, são prioridades. No entanto, na ArcelorMittal Brasil, a gestão eficaz do (SESMT) era um desafio até então impraticável para filial devido ao seu rápido crescimento e desenvolvimento.

Antes de implantar a solução da SAP, a empresa possuía cinco grandes soluções para SESMT em suas distintas regiões e áreas de atuação. Essa coleção de soluções era complexa, de difícil integração com outros sistemas corporativos e com manutenção muito cara. A ArcelorMittal Brasil identificou a necessidade de adotar uma solução única e integrada de gestão para lidar com as normas de segurança e as leis de trabalho em suas diversas localidades.

Garantindo uma implementação de aço sólido

Para encontrar a melhor solução, a empresa analisou exaustivamente as suas operações no Brasil e na Argentina: as necessidades particulares relacionadas a SESMT, as infraestruturas existentes e os custos de manutenção. Depois, os líderes da empresa avaliaram as alternativas existentes, incluindo o uso de softwares implantados em outras partes da companhia ou o desenvolvimento de uma solução interna própria. Por fim, escolheram o aplicativo SAP Environment, Health and Security Management (SAP EHSM). Sua capacidade de perfeita integração com as demais soluções SAP que já estavam em uso na companhia foi um fator essencial para a escolha.

Diante de uma abordagem alinhada às melhores práticas, a ArcelorMittal do Brasil aproveitou a oportunidade para repensar os seus processos. Isso permitiu à empresa eliminar controles ineficientes e evitar a complexidade inerente às suas operações. Os executivos da empresa também estavam determinados a utilizar os melhores profissionais para ajudar a gerenciar um projeto tão importante.

(Redação - Agência IN)