Ao abrir a nova fábrica em Campinas, a Samsung analisou a cadeia produtiva como um todo, levando em consideração a demanda por produtos mais concentrada na região Sudeste, questões de logística e oferta de recursos humanos voltados à Pesquisa e Desenvolvimento. Com a inauguração da nova fábrica, que continuará recebendo investimentos para ampliação física e de capacidade produtiva, a empresa espera produzir 100 mil unidades até o final de 2008. Em 2010, a expectativa é que volume chegue a 400 mil. Com isso, a Samsung pretende consolidar sua liderança entre as multifuncionais e ampliar sua participação entre as impressoras.
Ao final do primeiro trimestre de 2008, a Samsung assegurou o primeiro lugar no segmento de multifuncionais monocromáticas a laser, com 39% de participação. Para 2008, a expectativa da companhia é que o mercado se aqueça por conta de novos usuários domésticos, preços mais competitivos, além de tecnologia e design inovadores ao alcance de todos.
A tecnologia de impressão a laser vem conquistando a preferência dos usuários domésticos e corporativos, compondo uma disputa acirrada com os modelos a jato de tinta, seja por preço ou versatilidade. A impressão a laser é mais rápida e a qualidade de impressão e o acabamento são melhores. Se aliarmos esses fatores a um melhor custo benefício na impressão por página, a tecnologia a laser tende a manter seu alto índice de crescimento no País.
Nos últimos cinco anos, o segmento de impressão a laser saltou de 30% para 70% em sua participação de mercado na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a Samsung espera que o movimento se repita, atingindo os mesmos 70% nos próximos três anos. Hoje, este setor equivale a 25% do mercado de impressoras.
Líder mundial em semicondutores, eletrônicos digitais e informática, a Samsung direciona esforços para conquistar ainda mais o mercado de soluções de impressão a laser para ser líder. Hoje, 1.200 pessoas trabalham com Pesquisa & Desenvolvimento de produtos voltados às soluções de impressão em todo o mundo, o que já garantiu à empresa a vice-liderança global deste segmento. O Brasil representa um importante papel na estratégia da companhia.
(Redação - InvestNews)