Sistemas quadruplicarão de tamanho até 2025, aponta IBM

SÃO PAULO, 4 de junho de 2008 - O sistema bancário mundial quadruplicará de tamanho até 2025 e atingirá US$ 1,3 trilhão em faturamento, de acordo com o estudo da área de consultoria da IBM Corp. intitulado 'Nenhum banco é uma ilha: globalize-se antes que globalizem você'.

Mesmo com a turbulência no sistema de crédito norte-americano, que tem preocupado economias do mundo todo, a pesquisa mostra que os executivos estão otimistas e apontam um caminho para o crescimento: a globalização. Mais de 40% dos entrevistados citaram a expansão para outros países como a principal oportunidade de crescimento. Foram ouvidos 637 executivos de 320 empresas do setor bancário em 89 países.

O levantamento aponta que existe um grande mercado a ser trabalhado pelos bancos em outras fronteiras: na China, por exemplo, o número de pessoas que ganha anualmente mais de US$ 50 mil tem crescido 15% ano a ano. Já na Índia, 41% da população ainda não possuem conta bancária. Até mesmo nos Estados Unidos, 32% dos imigrantes são 'desbancarizados'.

De acordo com o estudo, mesmo os bancos que querem focar apenas em uma estratégia local serão afetados pelos efeitos da globalização, já que serão obrigados a reagir para não perder mercado para os novos concorrentes, que surgirão em suas regiões de atuação.

(Redação - InvestNews)