A esmagadora maioria dos empresários (85,3%) consultados no levantamento já fez ou está fazendo preparativos para atrair o consumidor. Os setores Telefonia Celular e Perfumaria e Cosméticos mais uma vez são destaques, já que 48,8% e 45,8% dos estabelecimentos dos respectivos tipos já estão completamente preparados para o aumento do movimento.
A grande concorrência está fazendo com que os empresários inovem cada vez mais para atrair os consumidores. Para os empresários que já se prepararam ou ainda estão se preparando, as principais táticas utilizadas são: aumento de seus estoques (66,9%), a realização de promoções (40,9%), o lançamento de novos produtos (40,9%) e decoração especial da loja (35,0%). De uma forma geral, as boas expectativas geraram um aumento médio de 7,0% nos pedidos aos fornecedores, em relação ao mesmo período de 2007.
As promoções serão utilizadas como chamariz para o Dia das Mães e, entre as mais citadas, estão a facilidade na forma de pagamento (44,3%), o oferecimento de descontos no total da compra ou em produtos específicos (38,2%) e a criação de kits promocionais (24,6%).
Entre os entrevistados, 14,4% dos empresários contrataram funcionários temporários para a data. Esta prática foi observada, principalmente, nos setores Telefonia Celular, onde 26,8% dos entrevistados deste ramo afirmaram que vão engrossar o quadro para o Dia da Mães, e Perfumaria e Cosméticos, com 22,9% dos assinalados .
(VS - InvestNews)