Wärtsilä fecha três novos contratos de O&M

SÃO PAULO, 16 de abril de 2008 - A Wärtsilä, líder mundial em geração de energia e propulsão marítima, fechou nos últimos meses três importantes contratos de Operação e Manutenção (O&M) para as usinas termelétricas Termocabo (PE), Petrolina (PE), e a chamada Bloco 4 do Complexo Termelétrico de Mauá (AM), todas no Brasil.

"A Wärtsilä tem operado usinas no Brasil por muitos anos e estes contratos mostram que os clientes e o mercado têm confiança na empresa como uma fornecedora sólida de serviços", disse Tomas Hakala, presidente da Wärtsilä Brasil.

O primeiro contrato foi fechado para antiga UTE Rio Negro, atualmente chamada Bloco 4 do Complexo Termelétrico de Mauá, da Manaus Energia, subsidiária da Eletronorte. A usina, que é equipada com dez motores 18V46 a óleo pesado, foi construída em 1998 pela Wärtsilä, que também a operou de 1999 até 2005, quando o proprietário assumiu a operação.

Em 16 de janeiro deste ano, o Contrato de Suprimento de Energia expirou e a usina foi entregue para a Manaus Energia. Simultaneamente a Wärtsilä iniciou a operação da unidade.

O atual acordo de O&M, que cobre operação e manutenção, terá duração de um ano e, durante esse período, estima-se que todos os motores passarão por uma revisão completa. A Wärtsilä conseguiu assumir a operação em 35 dias após a assinatura do contrato. Os serviços envolvidos no contrato de O&M para essa usina serão gerenciados a partir do novo Centro de Serviços que a Wärtsilä inaugurou em Manaus, no dia 08 de abril. As novas instalações atenderão a demanda crescente da região amazônica.

Os outros dois contratos foram assinados com as usinas Termocabo e Petrolina, em Pernambuco. Paradas desde janeiro de 2005, as plantas foram acionadas em dezembro pela Petrobras e o Operador Nacional do Sistema (ONS) para a entrada em operação em apenas 5 dias. O contrato assinado em março inclui três modos diferentes de operação: stand by a frio, a quente e base-load. A usina de Petrolina possui oito motores 18V46 instalados e a Temocado três motores 18V46, ambas funcionando com óleo pesado e suprindo energia ao Sistema Interligado Nacional.

Os dois contratos de O&M cobrem operação e manutenção completas, incluindo garantias de desempenho tais como disponibilidade, heat rate e capacidade.

A Wärtsilä atualmente tem mais de 3700MW sob contratos de O&M em todo o mundo, sendo aproximadamente 600 MW apenas no Brasil.

(Redação - InvestNews)