ASSINE
search button

Governo investiga fraude fiscal em Liechtenstein

Compartilhar
SÃO PAULO, 27 de fevereiro de 2008 - As autoridades norte-americanas estão investigando "mais de cem contribuintes" suspeitos de sonegação através do principado europeu de Liechtenstein. "Combater a evasão de impostos a paraísos fiscais é uma grande prioridade" para o fisco, informou o Serviço de Impostos Internos (IRS, na sigla em inglês) por comunicado.

O serviço de impostos dos Estados Unidos iniciou uma investigação envolvendo mais de 100 contribuintes norte-americanos, que teriam relações com contas em Liechtenstein, para assegurar que os impostos estão sendo declarados corretamente e pagos devidamente, indicou o comunicado do IRS.

Na Alemanha, cerca de 1.000 milionários são suspeitos de terem sonegado até ? 4 bilhões, investidos em fundações do principado europeu, onde os impostos são praticamente inexistentes.

As investigações da Alemanha, concentradas até agora no banco LGT, se estenderam agora a um segundo banco fora do país, acrescentaram fontes da investigação. Um "número considerável" de italianos também consta de uma lista recebida pelas autoridades européias como parte de uma investigação em dez países sobre sonegação fiscal através de Liechtenstein. A informação foi dada à imprensa, em Roma, pelo vice-ministro de Economia, Vincenzo Visco.

A operação inclui, além da Alemanha, Itália e Estados Unidos, a Suécia, Reino Unido, França, Espanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

As informações são da AFP.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)